Com rumores incertos sobre o que anunciaria na maior feira de tecnologia móvel, a Sony Mobile surpreendeu com uma aposta no segmento de gama média dos smartphones com os novos Xperia X. Além disso, a marca nipónica anunciou vários produtos e acessórios, enchendo os expositores da MWC 2016.
Deixando de parte a família “Z”, a Sony passou as atenções para novos modelos para os Xperia X. Apesar de nenhum dos três telemóveis que compõe esta família poder ser considerado o melhor da marca, há três níveis de qualidade distintos: um mais simples, um intermédio e o mais potente.

Começando pelo mais potente, falamos do Sony Xperia X Performance. Destaca-se por ser à prova de água, pelo processador Snapdragon 820, com 3GB de RAM e 32GB de memória interna. As câmaras principal e dianteira são de 23 e 13 megapixéis, respetivamente. Mas é a função de prever o movimento de um objeto que dá interesse a esta câmara. A função “Predictive Hybrid Autofocus” promete não falhar na focagem automática, visível no ecrã Full HD de cinco polegadas.
Quanto ao design e à autonomia, toda a gama “X” vem na linha que a Sony nos habituou: linhas retas, boa qualidade de construção e uma bateria que dura até dois dias (de acordo com a marca). Na verdade, o equipamento de qualidade intermédia – o Xperia X – apenas se diferencia no processador, que passa a ser o Snapdragon 650. O Xperia X tem como principal finalidade surpreender na câmara e na autonomia. Outra finalidade será, provavelmente, singrar no mercado europeu, uma vez que o X Performance deverá ficar-se pelo asiático.

Finalmente, junta-se à família um smartphone mais acessível e com características que assim o permitem. O Xperia XA pode parecer idêntico aos restantes telemóveis, mas possui um processador MediaTek MT6755 (com 2GB de RAM) e uma câmara principal de 13 megapixéis que já não adivinha o movimento de um objeto. O seu ecrã também diminui de resolução, passando a ser HD.
Para além de smartphones, a Sony também avançou com detalhes de outros smart products. Há que mencionar o Xperia Ear – um auricular Bluetooth que transmite notificações do Google Now – e os produtos relacionados com assistentes virtuais e câmaras 360º. Também foram mostradas colunas e um assistente de voz para o carro.
A Sony decidiu voltar a encher o mercado de smartphones e não só. Em Barcelona, a sua passagem passou um pouco despercebida, uma vez que as suas grandes armas chegarão na IFA – feira de eletrónica que acontece anualmente, em Berlim.