tanzolymp_ballett_stoyanov_8067

Bailarinos portugueses medalhados no Tanzolymp

Doze bailarinos portugueses, de Lisboa, Leiria, Algarve e Porto foram premiados no Tanzolymp, um festival de dança internacional, que se realizou em Berlim entre os passados dias 18 e 22 de fevereiro.

Tanzolymp é uma competição para jovens bailarinos de escolas públicas e privadas. Realiza-se anualmente, desde 2004, e divide-se em seis categorias: dança clássica e neoclássica, dança moderna e contemporânea, sapateado, pop, jazz e folclore.

Os bailarinos portugueses concorreram em diversas categorias e destacaram-se. Ana Rita Baptista, da Escola da Dança do Conservatório Nacional, conquistou a medalha de ouro, na faixa etária dos 16 aos 18 anos da categoria de dança contemporânea. Na mesma categoria as medalhas de prata e bronze foram atribuídas a Gonçalo Silva e Patricia Main, respetivamente, também da EDCN.

Na mesma faixa etária, na categoria de dança clássica, as alunas da EDCN,  Nanaka Ogawa  Mimari Shide, arrecadaram as medalhas de prata e bronze.

Augustin Pereyra, da Academia Annarella, trouxe para Portugal duas medalhas de prata, nas categorias de dança Clássica e Contemporânea, neste escalão entre os 16 e os 18 anos. Já Afonso Pereira, da EDCN, conquistou uma medalha de bronze na faixa etária dos 19 aos 21 anos da categoria de dança contemporânea.

Sob o mote “Dance as a global language” ( a dança como linguagem global), o evento reúne cerca de mil participantes de 40 países. Todos os participantes têm oportunidade de trocar experiências em workshops e seminários, sendo que aos medalhados é dada a possibilidade de estudarem em escolas profissionais de dança e teatro.

Este ano, o júri encarregue de avaliar as performances dos bailarinos era composto por 21 personalidades do mundo da dança, dos media e da cultura, de diversas nacionalidades. Pedro Carneiro, diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional, integrou o painel de jurados.

Mais Artigos
‘Joker’. Concurso da RTP testa conhecimentos dos espectadores em jogo de tabuleiro