Acabou há instantes o evento Unpacked da Samsung em que foram apresentados, de forma oficial, os novos Samsung Galaxy S7 e S7 Edge. Tendo em conta que os seus antecessores foram considerados os melhores smartphones do 2015 por várias publicações, a expectativa era grande e o evento fez-lhe jus.

Os novos S7 S7 Edge foram obtidos “ao casar um design elegante com funcionalidade e fornecer uma experiência móvel única”, afirmou DJ Koh, diretor das comunicações móveis da Samsung Electronics, no evento em Barcelona. O evento foi realizado num palco quadrado com a assistência a rodeá-lo e recorrendo a experiências de realidade virtual. Mas vamos ao que interessa: as novidades.

Tal e qual como no ano passado, a Samsung apresentou dois equipamentos para o topo da gama Galaxy: uma versão flat e uma versão Edge. Contudo, se no ano passado, a diferença de 100 euros entre os dispositivos apenas trazia melhorias no design, este ano a versão S7 Edge traz também um ecrã maior (de 5,5 polegadas vs ecrã de 5,1 polegadas do S7) e uma autonomia significativamente mais longa (bateria de 3600mAh vs 3000mAh do S7). O ecrã de ambos também vem com uma funcionalidade “always on“, idêntica ao do LG G5.

Galaxy S7

Fotografia: The Verge.

Estabelecidas estas diferenças, pode falar-se do Galaxy S7/S7 Edge em conjunto, uma vez que no resto não diferem. A Samsung melhorou o design no geral (com a diminuição da saliência da câmara, por exemplo) e juntou-lhe todas as funcionalidades perdidas das gerações anteriores e que os consumidores pediram.

Assim, estes novos dispositivos são resistentes à água e ao pó (IP68) e vêm com uma memória interna de “apenas” 32GB. Isto porque a Samsung decidiu incluir a capacidade de suporte de expansão de memória através de cartões microSD até 200GB.

Galaxy S7

Fotografia: The Verge.

Um dos principais pontos abordados na apresentação dos Samsung Galaxy S7 e S7 Edge foi a câmara. Apesar de ter sofrido uma redução no número de megapíxeis, estes são maiores (tecnologia Dual Pixel), permitindo uma melhor performance em ambientes de baixa luminosidade. Também foi introduzido um novo modo – o Motion Panorama – que dá movimento aos tradicionais panoramas.

Em termos de performance propriamente dita, os dispositivos vêm com um processador octa-core Snapdragon 820 (ou Exynos 8890, dependendo da região) e 4GB de memória RAM. O desempenho em jogos mereceu destaque no Unpacked, uma vez que há agora novas funcionalidades de gravar o ecrã enquanto jogamos ou impedir as notificações durante esse período de tempo, por exemplo. Em termos gráficos, houve uma melhoria de 64% em comparação ao Galaxy S6.

Galaxy S7

Galaxy S7 (esquerda) e S7 Edge (direita). Fotografia: The Verge.

Quanto ao software, o Galaxy S7 funciona com a última versão do Android e, para além das funcionalidades extra no gaming, há também novas possibilidades na utilização do Edge, como abrir certas funções (tirar uma selfie, por exemplo) de forma mais rápida.

As parcerias da marca sul-coreana foram também abordadas no evento. Vários logótipos passaram pela apresentação para demonstrar os benefícios de serviços de pagamento e segurança. Mas foi quando Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) entrou em palco que o público ficou ao rubro.

Zuckerberg deu um empurrão ao Gear VR (a plataforma de realidade virtual da Samsung): “A realidade virtual será a plataforma mais social. E o Gear VR é, de longe, a experiência mais social – o melhor hardware, da Samsung, com a melhor integração de rede social com o Facebook“.

Galaxy S7

Fotografia: Divulgação

Esta entrada surgiu depois do anúncio de uma câmara 360º – a Gear 360. É um dispostivo composto por duas câmaras fisheye CMOS de 15 megapixéis. Faz parte da estratégia de expandir as experiências dos smartphones e tem o formato de um globo ocular.

Em suma, as novas apostas da Samsung trazem um melhor design, ecrãs e baterias maiores, aliadas às tão aguardadas características de resistência à água e memória expansível. Mas conseguirão os novos Galaxy S7 manter a fama e as vendas do seu antecessor?

A pré-venda do Samsung Galaxy S7 e do S7 Edge começa já amanhã, dia 22 de fevereiro, e, quem a efetuar, terá os óculos de realidade virtual gabados por Zuckerberg, como oferta. Os novos habitantes da galáxia chegam ao mercado a partir de 11 de março.

http://www.youtube.com/watch?v=cyohHyQl-kc

Lê mais: MWC 2016: Os novos smartphones chegam a Barcelona