harper-lee
Foto: ew.com

Escritora Harper Lee morre aos 89 anos

Harper Lee, autora do sucesso literário Mataram a Cotovia (To Kill a Mockingbird, no título original), faleceu hoje, em Monroeville, no estado do Alabama, onde vivia. A escritora tinha 89 anos.

Lee nasceu em 1926, na cidade de Monroeville, Alabama. Começou a sua carreira a escrever para o jornal da Universidade do Alabama, quando estudava Direito. Fez a sua estreia literária em 1960, com aquele que viria a ser o seu maior sucesso, Mataram a Cotovia. O livro foi um best-seller imediato e acabou por vencer o Prémio Pulitzer para Ficção, em 1961, elevando Harper Lee ao estatuto de ícone da literatura americana.

Mataram a Cotovia foi adaptado para o grande ecrã, por Horton Foote, em 1962. O filme venceu três Óscares da Academia: Melhor Ator, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Direção de Arte.

Durante mais de cinco décadas a autora norte-americana jurou não voltar a publicar. No entanto, em 2015, acabou por lançar aquela que viria a tornar-se na sua segunda e última obra, Vai e Põe Uma Sentinela (Go Set a Watchman, no título original), um manuscrito inicial de Mataram a Cotovia, situado 20 anos mais tarde na história.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.