MWC 2016
Fotografia: Digital Trends

MWC 2016: Os novos smartphones chegam a Barcelona

A Mobile World Congress (MWC 2016) volta a reunir, em Barcelona, empresas dos mais variados cantos do globo, sendo nela que ocorrem os principais anúncios no mercado dos smartphones. O Espalha-Factos dá-te a conhecer melhor este evento e explica-te o que podes esperar dele este ano!

Nos últimos anos, temos vindo a verificar a existência de uma maior aposta em eventos próprios de cada marca – como os Unpacked da Samsung ou as Keynotes da Apple – numa tentativa de obter destaque individual nos meios de comunicação social.

Contudo, já na edição de 2015 da MWC foram anunciados produtos de imensa importância, como é o caso do Samsung Galaxy S6 e S6 Edge e do HTC One M9, por exemplo. O que poderemos esperar das grandes marcas na MWC 2016? 

SAMSUNG

A Samsung já anda a promover, de forma misteriosa, o seu Galaxy S7 (e a sua versão Edge) nas redes sociais. Contudo, devido a leaks de informação e rumores, já se sabe a maior parte das novidades que este dispositivo nos trará.

Contrariamente ao sucedido no ano passado, em que os dois equipamentos tinham o mesmo tamanho, o Galaxy S7 deverá vir com um ecrã de 5,1 polegadas e o Galaxy S7 Edge com um ecrã de 5,7 polegadas. Ambos com resolução QHD.

Fotografia: AndroidPIT
Fotografia: AndroidPIT

A existência destas duas versões é quase certa, assim como melhorias no poder de processamento (processador Snapdragon 820 ou Exynos M1, dependendo da região), câmaras com melhorias significativas na captura de imagens em situações de fraca luminosidade e baterias de maior capacidade.

Para além destas suposições, há ainda rumores que indicam a presença de uma porta USB-C, um ecrã sensível à pressão (semelhante à tecnologia encontrada no iPhone 6S) e outras funcionalidades que só serão confirmadas na MWC. Em suma, será uma versão melhorada do Galaxy S6 e não deve ser tão impactante como o seu antecessor.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3g3O94WALV8]

Para além disso, pode ainda ser abordado um novo wearable e um dispositivo de captura de conteúdo de realidade virtual (câmara 360º). Todas os esclarecimentos e confirmações acontecerão no evento oficial, que acontecerá a 21 de fevereiro – um dia antes do início da MWC.

LG

Também a LG brilhou na MWC 2015. Com o lançamento do LG G4, a marca sul-coreana garantiu um lugar no pódio dos melhores smartphones do ano passado e agora volta para a edição de 2016.

Com evento marcado para o mesmo dia da Samsung – dia 21 de fevereiro – a LG convidou a imprensa a “conhecer os novos amigos no recreio” e não deixou dúvidas de que irá apresentar o LG G5.

Fotografia: Android Authority
Fotografia: Android Authority

Este novo smartphone terá um novo design, uma vez que o seu corpo será totalmente produzido em metal. Um ecrã de 5,6 polegadas com resolução QHD e poder de processamento adequado a um flagship (processador Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM) também constarão da lista de especificações do G5.

Os rumores indicam a presença de uma nova função: a Magic Slot – uma forma de fazer upgrade ao hardware do telemóvel (como possibilidade de acrescentar diferentes câmaras e teclado físico QWERTY). Além disso, fala-se num ecrã constantemente ligado e de um leitor da íris humana. Entre tantos rumores e inovações, o melhor é verificares o Espalha-Factos no final do mês para ficares a par de tudo!

A LG ainda poderá apresentar uma nova versão do LG Watch Urbane assim como novos dispositivos de gama média.

 

HTC

A HTC anda a tentar há demasiado tempo. Os seus dispositivos de topo costumavam-se destacar pela qualidade de construção e atenção especial dada ao design. Todavia, com a aposta de outras marcas neste aspeto do fabrico de smartphones (como a Samsung) notou-se uma falta de interesse pela gama One da HTC.

Fotografia: VisualHunt
Fotografia: VisualHunt

Tendo sido na MWC de 2015 que o One M9 foi revelado, seria de esperar que um novo flagship se apresentasse na conferência deste ano, no entanto parece que só teremos novidades em abril, num evento da HTC.

O One M10 deverá contar com melhorias na câmara e na bateria, mantendo um design semelhante aos últimos lançamentos da marca. Assim sendo, a HTC não deverá dar muito nas vistas em Barcelona. As principais notícias que virão deste lado deverão estar relacionadas com a realidade virtual e com um novo phablet, eventualmente.

SONY MOBILE

A Sony também anda com alguns problemas no mercado dos smartphones. Não só os lança muito próximos uns dos outros (desencorajando o consumidor a comprar a última versão), como também tem falhado nas vendas, apesar das boas críticas ao seu último smartphone topo-de-gama: o Xperia Z5.

Fotografia: Mobile Phone Collection
Fotografia: Mobile Phone Collection

Como o Z5 foi lançado há muito pouco tempo, há um maior enfoque nos wearables e tablets por parte desta marca. Ou, pelo menos, assim se espera. Com a idade a pesar no SmartWatch 3 e no Xperia Z3 Tablet, talvez vejamos novos equipamentos nestas áreas. O Xperia Z6 deverá ficar para um outro evento, no final do ano.

Garantida está apenas a conferência de imprensa da marca japonesa, no primeiro dia da MWC.

BLACKBERRY

Sim, leste bem. A BlackBerry pode não ter conseguido manter o sucesso que tinha no passado, mas não é uma Nokia! Continua a dar cartas e, recentemente, conseguiu uma melhoria nos seus resultados com o lançamento do BlackBerry Priv. Este diferencia-se por utilizar o sistema Android.

Fotografia: Android Authority
Fotografia: Android Authority

Na CES 2016, que ocorreu no mês de janeiro, a fabricante revelou que irá apostar em mais dispositivos Android em 2016 e é isso mesmo que esperamos ver na MWC. Os rumores apontam para que se mantenha o elemento mais característico da marca: o teclado QWERTY físico. Também foi anunciada uma parceria entre a BlackBerry e a Canon. Vamos ver se é na MWC 2016 que a BlackBerry volta à ribalta!

 

HUAWEI

A Huawei está cada vez mais forte no mercado. O melhoramento da qualidade dos seus produtos e a realização de parcerias estratégicas (com a Google, por exemplo, para a produção do Nexus 6P) tem contribuído muito para a sua reputação e, por isso, a sua presença na MWC estará debaixo de olho, definitivamente.

Fotografia: Divulgação
Fotografia: Divulgação

Com uma diversa e abrangente gama de dispositivos disponíveis desde o Nexus ao Mate 8, o que está a faltar é um “tradicional” dispositivo topo-de-gama com o tamanho preferido pela maioria dos consumidores. Este dispositivo seria o sucessor do Huawei P8 que poderia ser apresentado na MWC, mas os últimos rumores desmentem esta possibilidade.

Ao invés, alguns rumores apontam para a entrada da marca chinesa no mercado dos notebooks com a apresentação de um computador capaz de correr tanto Windows como Android.

OUTRAS MARCAS na MWC 2016

Para além de todas estas marcas poderão ser vistas algumas novidades no sistema Android pela parte da Google, mas nada revolucionário, uma vez que esta promove um evento próprio em maio (o Google I/O). O lançamento de alguns modelos de gama média é também esperado em Barcelona por marcas como a Microsoft e Lenovo (que comprou a Motorola).

Fotografia: Extreme Tech
Fotografia: Extreme Tech

A Mobile Word Congress chega assim à sua 21.ª edição, tendo reunido mais de 90 mil visitantes na edição de 2015. A indústria móvel vai estar focada em Barcelona, especialmente no dia 21 de fevereiro, que é quando as principais novidades serão reveladas. A edição de 2016 decorre entre 22 e 25 de fevereiro e tu não podes perder todas as novidades no Espalha-Factos!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Do clima à música e ao jornalismo, o que se passou no fim da Web Summit