canonical-announces-the-first-ubuntu-converged-device-the-bq-aquaris-m10-tablet-499927-5
Fotografia: SempreUpdate

Um tablet que se transforma em PC? Está aqui.

A BQ e a Canonical anunciaram uma versão do Aquaris M10 que correrá o sistema Ubuntu. O tablet da fabricante espanhola oferecerá uma experiência de desktop quando ligado a um monitor e a um rato.

Esta edição do Aquaris M10 conta com um ecrã de 10,1 polegadas – como podemos perceber pelo seu nome – assim como um processador quad-core a 1,5GHz da MediaTek (modelo MT8163A), acompanhado de 2GB de memória RAM e memória de 16GB expansível por cartão microSD.

Para além disso, ainda possui uma bateria de 7280mAh de capacidade – um valor acima do que estamos habituados a ver para tablets desta categoria – o que prenuncia uma boa autonomia.

À segunda foi de vez

É a segunda vez que a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, consegue lançar um dispositivo móvel com capacidade de se transformar em computador quando ligado a um monitor e rato. O Ubuntu Edge foi o projeto da empresa sul-africana que falhou por falta de investimento, numa tentativa de crowdfunding.

Fotografia: Softpedia.
Primeiro smartphone a correr sistema Ubuntu – o Aquaris E4.5. Fotografia: Softpedia.

Posteriormente, formou-se a aliança com a BQ que resultou no primeiro smartphone com o sistema Ubuntu – o BQ Aquaris E4.5. No entanto, não foi preferido nas críticas. Chegou, então, a vez de avançar com a versão tablet desta ideia. É necessário relembrar que um conceito idêntico já foi posto em prática pela Microsoft no Windows 10, com o Continuum.

O preço do Aquaris M10 Ubuntu Edition ainda não foi revelado, porém espera-se que esteja disponível na loja online da BQ no segundo trimestre de 2016. O anúncio oficial de todos os detalhes deverá acontecer na Mobile World Congress 2016, feira de tecnologia mundialmente conhecida, que acontece em Barcelona, entre 22 e 25 de fevereiro.

Mais Artigos
Terra Brava está em últimos episódios na SIC.
Audiências. SIC continua em alta no horário nobre