Neste Espalha-Livros vais ficar a conhecer um premiado romance rural onde impera solidão, da autoria de Cynan Jones. Apresentamos-te também aquela que foi a primeira análise política dos horrores do totalitarismo nazi, por David Rousset, e o guião que Pasolini esteve 20 dias fechado num hotel a escrever.

Cynan Jones – A Cova

1Após a recente e traumática morte da sua mulher, Daniel tenta lidar com o sentimento de perda e vazio ocupando-se da sua quinta e dos seus animais, no interior rural do País de Gales. A modesta realidade de Daniel irá cruzar-se tragicamente com a do seu vizinho, um homem igualmente solitário, mas feroz, que ganha a vida através de atividades ilegais. À semelhança do português José Saramago, Cynan Jones aventura-se na escrita despontuada. Considerado de um realismo brutal, este é o romance vencedor dos prémios Wales Book of the Year Fiction Prize 2015 e Jerwood Fiction Uncovered 2014.

Ficha Técnica: 

Autor: Cynan Jones

Editora: Cavalo de Ferro

Data de Lançamento: janeiro de 2016

 

David Rousset – O Universo Concentracionário

2

Datado de 1945, este foi o primeiro olhar político sobre os campos de concentração nazis e os impactos das condições de vida destes. Uma análise da máquina de terror de Hitler focada nas “molas psicológicas, nos métodos de repressão e nas hierarquias estabelecidas nos campos“. A transitoriedade do horror dos campos e dos totalitarismos, que eternamente se sucedem, é a questão-última de O Universo Concentracionário. O livro que precedeu as obras de Primo Levi e Robert Antelme e que influenciou fortemente Hannah Arendt.

Ficha Técnica: 

Autor: David Rousset

Editora: Antígona

Data de Lançamento: janeiro de 2016

 

Pier Paolo Pasolini – A Nebulosa

3Um guião literário que, em 1959, obrigou Pasolini a passar 20 dias fechado num hotel a escrevê-lo e, mais tarde, tornar-se-ia irreconhecível no filme Milano nera. Chamado de “febril” e “colérico”, o texto remonta à periferia de uma Milão enublada, onde um grupo de teddy boys se entrega à violência extrema para afogar as suas frustrações, numa noite de ano novo. A perversão moral e o desprezo por tudo são as bases edificantes deste exemplar de Pasolini, que explora uma juventude tentada pelo abismo.

Ficha Técnica:

Autor: Pier Paolo Pasolini

Editora: Antígona

Data de Lançamento: janeiro de 2016