O Carnaval é uma festa pagã, iniciada pelo povo grego em 600 a 520 A.C. como forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas do ano. Atualmente é festejada, com desfiles de máscaras, como uma época festiva e que, cheia de brincadeiras, segue o provérbio popular: “No Carnaval, ninguém leva a mal.” O Espalha-Factos reuniu uma lista de cinco livros para te ajudar a entrares no espírito carnavalesco, seja ele qual for!

O País do Carnaval, de Jorge Amado

O País do Carnaval, de Jorge Amado, é a estreia literária do autor, tratando-se de um retrato geracional (e crítico da imagem festiva e contraditória do Brasil), tecido a partir das rondas de Paulo Rigger, personagem principal, pelas rodas boémias e literárias da Cidade da Bahia, em inícios do século XX. Uma obra que aborda uma juventude inquieta, ansiosa e angustiada pela busca de verdades e de um sentido de vida. Considerado subversivo, esteve entre os livros que foram queimados em praça pública em Salvador, por determinação da polícia do Estado Novo, em 1937.

Carnaval no Fogo, de Ruy Castro

Carnaval no Fogo, de Ruy Castro, não é sobre o famoso Carnaval do Rio de Janeiro. Passa-se na verdade em todas as épocas do ano e em todos os quinhentos anos da história da cidade, compondo por isso um retrato vibrante, capaz de revelar que, mesmo nos períodos de acalmia, há uma permanente excitação no ar. Segundo o The Guardian, Ruy Castro transmite ao leitor o jeito carioca, o seu espírito indefinível, como nenhum outro guia tradicional de viagens o conseguiria fazer.”

Carnaval em Veneza, de Michelle Lovric

Carnaval em Veneza, de Michelle Lovric, evoca os três grandes amores da pintora Cecília Cornaro: Casanova, Byron e a própria cidade de Veneza. Um romance que mergulha o leitor na vida e nos amores da jovem do século XVIII. Com Casanova, descobrirá o lado luminoso do amor e com Byron, o lado negro da paixão. Veneza, a mais decadente, sensual e majestosa das cidades, serve como pano de fundo.

Uma Aventura no Carnaval, de de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Esta obra infantojuvenil faz parte da série portuguesa de livros Uma Aventura, adaptada já à televisão. Neste volume,  Uma Aventura no Carnaval, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes, a Sara, apaixonada pelo Chico, convida-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras, na qual não só encontram um velho amigo como descobrem que os mascarados de Zorro estão ali não para dançar, mas para raptar alguém.

O Carnaval dos Animais, de José Antonio Abad Varela e João Vaz de Carvalho

O Carnaval dos Animais é uma fantasia zoológica e musical, composta por Camille Saint-Saëns para a terça-feira de Carnaval de Paris de 1886. Inspirado nesta obra, surge um texto poético e delicado, que interpreta as catorze breves peças desta humorística composição musical. O livro, da autoria de José Antonio Abad Varela e João Vaz de Carvalho, inclui um CD, com música interpretada por Academy of London.