Já tens planos para o Carnaval? O quê? Ainda nem sequer pensaste na máscara? Não desesperes, o Espalha-Factos está aqui para solucionar o teu problema! Trazemos-te montes de sugestões de programas carnavalescos para aproveitares ao máximo esta época festiva e, em qualquer ponto do país, fazeres das ruas o teu palco. Tens aqui desfiles, bailes, teatros ou workshops, é à tua escolha.

Norte

Caretos de Podence (Foto: Portal Photos)

Caretos de Podence (Foto: Portal Photos)

É bem no Norte de Portugal que encontramos uma das mais antigas, teatrais e originais tradições carnavalescas. Em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, são os caretos, com os seus chocalhões e franjas, que dominam o Carnaval. O Entrudo Chocalheiro decorre de seis a nove de fevereiro e, para além de caretos à solta, podes encontrar atividades como desfiles noturnos, teatro de rua, exposições ou concertos tradicionais.

Se, por outro lado, estás à procura do típico corso de Carnaval, a cidade da Trofa vai ter um inteiramente dedicado ao cinema no dia 7 e, no, mesmo dia, podes assistir ao desfile de carnaval concelhio de Baião.

 

Centro

Carnaval de Torres Vedras (Foto: Beevoz)

Carnaval de Torres Vedras (Foto: Beevoz)

Para aqueles que gostam de participar na palhaçada, mas nunca se lembram de preparar nada até à última hora, Ovar pode ser a resposta este ano. Na noite de 5 de fevereiro, o Entrudo Vareiro vai organizar a primeira Farrapada, um desfile espontâneo em que o público é protagonista e ao qual todos se podem juntar para exibir as suas próprias máscaras. Já para os que gostam mais de ficar do lado de cá a assistir, aguarda-os um desfile de escolas de samba ou a Grande Noite de Reis.

Se é pelos lados de Santarém que estás, fica a saber que a Companhia do Chapitô vai participar na parada circense no centro histórico da cidade, no dia 5. Não vão faltar andas, malabaristas e clowns extravagantes!

E, claro, não poderia faltar o Carnaval mais famoso do país! Torres Vedras aguarda-te de 5 a 10 de fevereiro e da variada programação constam atividades como corsos diurnos e noturnos, um baile de máscaras ou o típico concurso de matrafonas.

Grande Lisboa

Carnaval no Palácio de Queluz (Foto: Parques de Sintra)

Carnaval no Palácio de Queluz (Foto: Parques de Sintra)

Sim, sabemos que o forte de Lisboa são os Santos Populares, mas olha que os subúrbios e arredores da cidade podem surpreender-te no que toca ao Carnaval! Por exemplo, em Loures, de 5 a 10 de fevereiro vão haver desfiles e corsos, bailes ou fogo de artifício. E, para aqueles que nem no Carnaval querem deixar de ser ativos, há uma aula de zumba carnavalesca aberta a todos, dia 6 de fevereiro, no Shape Studio.

Em Queluz, o Carnaval é festejado num registo bem diferente. O Palácio de Queluz vai transportar-nos até ao século XVIII através de um atelier de máscaras, música e danças setecentistas, num dos antigos salões de festas do Palácio, onde seremos acompanhados por personagens da época.

Para quem acha que danças setecentistas são tão do milénio passado, há ritmos mais recentes no programa de Carnaval da AERLIS de Oeiras, dia 6 de fevereiro. Vais poder dançar ao som de samba, kizomba, salsa e géneros mais neste baile de máscaras!

Sul

Festival Entrudanças (Foto: Nauzero)

Festival Entrudanças (Foto: Nauzero)

E para que ninguém duvide de que no Sul também se celebra em grande, o Carnaval está em festa, da Margem Sul ao Algarve, passando pelo Alentejo. Sesimbra volta a ser inspirada pelo Carnaval brasileiro e organiza um grande desfile de escolas de samba e grupos de axé, assim como outros desfiles e bailes de carnaval, de 5 a 13 de fevereiro. Podes ainda contar, entre outras atividades, com uma caça ao tesouro de carnaval e as tradicionais cegadas (apresentações em verso e acompanhadas à guitarra dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer) e cavalhadas (grupos de homens, a cavalo, de bicicleta ou de mota, que demonstram a sua perícia, recriando hábitos medievais).

De 5 a 7 de fevereiro, é Castro Verde que chama por ti com mais uma edição do Entrudanças, o festival que junta às tradições do Entrudo a música e as danças tradicionais. O programa é vastíssimo, desde oficinas de baile tradicional, salsa-scottish fusion, samba, acordeão, gaita de foles, cante alentejano e muito mais! Isto tudo enquanto desfrutas da vasta planície alentejana!

Em Loulé, o Carnaval faz-se nos dias seis, sete e nove de fevereiro, com um cartaz de animação que passa pelo desfile de sátira (com destaque paras as figuras políticas e desportivas), o desfile das escolas de samba ou ainda o baile de gala de carnaval.

Ilhas

Carnaval da Madeira (Foto: Essential-Madeira)

Carnaval da Madeira (Foto: Essential-Madeira)

O Carnaval da Madeira atrai milhares de turistas todos os anos e por algum motivo o é! As celebrações começaram dia 3 e só vão parar a 10 de fevereiro! Durante uma semana inteira de festa, podes assistir a desfiles e cortejos alegóricos, atuações de bandas filarmónicas, teatro de rua, espetáculos de marionetas, espetáculos de magia, entre muitas outras diversões carnavalescas, na cidade do Funchal!

No arquipélago dos Açores, o Carnaval vai literalmente ao teatro! O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, recebe um grande baile de máscaras, com a animação de grupos musicais, DJs e MCs.

Não vais mesmo ficar em casa, pois não?