Hoje, 4 de fevereiro, a Livraria Lello vai receber a iniciativa Harry Potter Book Night, que promete juntar os Potterheads (fãs da saga) numa noite de magia e atividades didáticas.

Pela primeira vez, Portugal está no mapa das atividades mágicas proporcionadas pela iniciativa da editora Bloomsbury. Se estás no Porto nesta quinta-feira, entre as 18h e as 20h, podes assistir a uma “Noite de Feitiços”.

É clara a ligação especial que existe entre o espaço icónico da invicta e as aventuras de Harry, Ron e Hermione, isto porque J. K. Rowling viveu na invicta durante dois anos, e terá usado a escadaria da Lello como inspiração para construir a Livraria Flourish and Botts e as escadas de Hogwarts.

Segundo um comunicado da organização à imprensa, com o evento espera-se “passar a magia aos jovens leitores que ainda não descobriram as aventuras dos três famosos feiticeiros”, e por isso as atividades foram pensadas ao pormenor para os mais novos. No entanto, esta noite destina-se a miúdos e graúdos, pois quem cresceu a acompanhar os livros de Rowling não ficará indiferente à “feitiçaria”.

As inscrições para participar nas atividades já estão fechadas, mas todos são bem-vindos. A livraria ainda lançou um desafio aos mais fanáticos: escolher a melhor máscara e aparecer para festejar e conhecer outros fãs da saga. O objetivo é então construir um retrato da família Potter na escadaria da Lello.

Harry Potter Book Night acontece pela segunda vez e, de acordo com o mapa que a organização disponibiliza, o Porto é a única cidade portuguesa a aderir à iniciativa.