O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
As Mil e Uma Noites

Trilogia ‘As Mil e Uma Noites’ estreia em televisão

A trilogia As Mil e Uma Noites, do realizador Miguel Gomes, estreia esta semana em televisão. Para além dos três filmes desta obra, serão ainda exibidos Aquele Querido Mês de Agosto Tabu. Estes especiais estão integrados na Retrospetiva Miguel Gomes, emitida de 5 a 7 de fevereiro no TVCine 2.

Este especial começa a 5 de fevereiro, sexta-feira, às 22h, com As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto, a primeira parte do filme que colocou o país inteiro a falar do realizador. O projeto, com um total de seis horas, conta a história atual de Portugal em nove crónicas sobre os efeitos da crise, da austeridade e da presença da troika no nosso país.

No dia 6 de fevereiro, sábado, às 19h30, o TVCine 2 emite Aquele Querido Mês de Agosto, um filme de 2008 que mistura ficção com documentário. A ideia inicial passava pela história de uma família de músicos de uma banda de êxitos populares que animava as vilas e aldeias do Portugal profundo em agosto, quando todos os emigrantes regressam às suas terras para passar o Verão. Entretanto Miguel Gomes e a sua equipa entram nos cenários e iniciam uma reflexão sobre o filme e sobre o próprio cinema.

Segue-se, ainda no dia 6, às 22h, As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado. Este foi o filme escolhido para representar Portugal na seleção aos Óscares. A Retrospetiva termina a 7 de fevereiro, domingo, com Tabu, às 20h, e As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado às 22h00.

Tabu  conta a história de Aurora (Laura Soveral), uma mulher idosa que está a morrer. Pede então à sua empregada cabo-verdiana Santa (Isabel Cardoso) que contate a sua amiga Pilar (Teresa Madruga). Depois de conversarem, Aurora pede a Pilar que vá até Moçambique descobrir o paradeiro de Gianluca Ventura (Henrique Espírito). Mergulhamos então no passado colonial de Aurora em Moçambique, repleto de mistérios.

Miguel Gomes é um dos representantes do cinema contemporâneo que se faz em Portugal, produto da Escola de Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Segue a tradição do Novo Cinema português, apostando em filmes de autor com uma visão muito própria e caraterística do que é a vida e sobre o que o rodeia.