A quarta temporada de Shameless – No Limite continua e o novo episódio apresentou um dos maiores desafios até hoje à família Gallagher. No meio de lutas, crimes e muita confusão, a família sempre teve a sua casa como porto seguro. Agora até isso está em risco. O episódio Going Once, Going Twice estreou no dia 31 de janeiro no canal Showtime.
Após ter sido salvado de um carro em chamas por um bombeiro, Ian (Cameron Monaghan) dirige-se ao quartel para lhe agradecer. O jovem descobre que o seu salvador, Jason, é gay e faz parte de um grupo de bombeiros gays que têm um turno gay especial. Não sabia que tal coisa existia e digamos… é um pouco ridículo. Infelizmente, Jason é casado e tem filhos. Ian rapidamente conhece outro bombeiro, Caleb, e fica a esperança no ar de que este seja o início de um novo interesse amoroso. O alarme dispara e os bombeiros entram em ação, à medida que Ian assiste à cena e pensa se este será o próximo rumo na sua (pobre) carreira profissional.
Enquanto isso, Frank (William H. Macy) continua a ajudar Debbie (Emma Kenney) com a sua gravidez, dizendo-lhe que ela precisa de um homem para a sustentar. O pai apresenta a filha a um idoso com cancro e esta rapidamente o rejeita – a única decisão acertada que Debbie toma já desde há muito tempo.
Próxima tentativa: Frank apresenta a jovem a um casal com dois filhos, cuja mulher tem cancro terminal. Debbie infiltra-se na família, arranjando um trabalho como babysitter e mentindo acerca da sua idade, na esperança de que, quando a mulher morrer, ela possa ficar com o marido e o seu dinheiro. Debbie sempre foi das poucas personagens terra a terra na série mas está a perder essa qualidade a um ritmo assustador. Lip (Jeremy Allen White) vai uma conferência da sua professora e amante Helene (Sasha Alexander), onde esta discute algo relacionado com feminismo. Durante a conferência, Helene é interrompida por um estudante que apresenta provas recentes que contradizem totalmente a tese da professora.
Nesse noite, após a humilhação, Helene embebeda-se e acaba a noite a vomitar no quarto do hotel, com Ian segurando-lhe no cabelo. A mulher, no meio da bebedeira, confessa que nutre sentimentos fortes pelo jovem. Na manhã seguinte, contudo, ela decide enterrar o assunto e fingir que nada se passou. É pena, até porque cada vez gosto mais da relação entre estes dois.
Kevin (Steve Howey) e Veronica (Shanola Hampton) deparam-se com mais um problema quando o seu bar, The Alibi Room, se encontra totalmente vazio. Pelos vistos, a nova clientela composta por hipsters não gostou que a fama do bar crescesse exponencialmente e decidiram abandonar o barco. Svetlana (Isidora Goreshter) diz que arranjou um novo trabalho noutro bar, The Public Restroom – sim, a tradução é literalmente Casa-de-Banho Pública. Este bar conquistou o meu coração: para entrar, é preciso puxar o autoclismo de uma sanita e uma passagem secreta abre-se. O bar é escuro e com boa música, composto por clientela restrita. Svetlana apresenta o espaço a Veronica e esta apercebe-se do porquê do seu próprio bar ter ido por água abaixo. (alguém percebeu a piada?)
Home is where your heart is?
Carl (Ethan Cutkosky), pela milésima vez, continua com a sua faceta rebelde e a tentar conquistar a famosa rapariga da escola. Mas os seus problemas agravam-se quando o seu primo, Chuckie, regressa da prisão e instala-se com a família Gallagher, reacendendo inimizades antigas. A filha mais velha da família, Fiona (Emmy Rossum), depara-se com a ordem de despejo e rapidamente descobre que a sua casa vai ser leiloada. Toda a família, incluindo o seu namorado Sean (Dermot Mulroney), reúne o máximo dinheiro possível e dirige-se ao leilão. Infelizmente, um jovem casal apresenta propostas muito mais elevadas. O casal corta as pernas aos Gallaghers, a casa é-lhes vendida e a nossa querida família depara-se com o seu pior pesadelo.
Este episódio foi certamente melhor do que os anteriores nesta temporada. Lip e Fiona continuam a roubar a luz da ribalta, mas devo dizer que fiquei completamente apaixonado por Svetlana e espero que não tenha sido a última vez que entrámos na Casa-de-Banho Pública.
Embora Debbie e Carl precisem urgentemente de mudar os seus comportamentos (!!!), esta nova situação do despejo tem muito pano para mangas e é algo com o qual os Gallaghers nunca se depararam. Resta rezar pelo melhor porque, se cada um decidir desistir da casa e seguir o seu caminho, a série está perdida.
NOTA: 8/10