Foto: Marcia Ramalho

Obra de Nelson Rodrigues vai ser publicada em Portugal

Após 35 anos de disputas judiciais entre os herdeiros da obra de Nelson Rodrigues, uma decisão judicial vai finalmente permitir que a obra do jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro seja publicada internacionalmente. Em Portugal, a obra chega-nos pela Tinta-da-china.

Considerado um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Nelson Rodrigues, nascido em Recife em 1912, foi autor de um vasto rol de obras literárias caracterizadas pela sua pertinente crítica social e às instituições da sua época. Na sua obra, destacam-se as peças teatrais O vestido de noiva e Toda a nudez será castigada. Após a sua morte, em 1980, os direitos sobre a obra foram disputados pelos seus herdeiros, numa batalha judicial que durou os seguintes 35 anos.

A Tinta-da-china, afirma a editora Bárbara Bulhosa em declarações à Lusa, está “desde 2008 a tentar publicá-los”, mas estas disputas não o permitiram. Com a decisão judicial de entregar os direitos de gestão da obra do autor a uma das suas filhas, Sónia Rodrigues, a editora comprou finalmente os direitos de publicação em Portugal.

Atualmente, apenas existem publicadas em Portugal algumas obras teatrais de Nelson Rodrigues pela Cotovia. Este ano, a Tinta-da-China publicará o livro de memórias A menina sem estrela, uma coletânea de contos escolhidos a partir de A vida é bela é…, e um livro de crónicas, seleções de Pedro Mexia.