Após 35 anos de disputas judiciais entre os herdeiros da obra de Nelson Rodrigues, uma decisão judicial vai finalmente permitir que a obra do jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro seja publicada internacionalmente. Em Portugal, a obra chega-nos pela Tinta-da-china.
Considerado um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Nelson Rodrigues, nascido em Recife em 1912, foi autor de um vasto rol de obras literárias caracterizadas pela sua pertinente crítica social e às instituições da sua época. Na sua obra, destacam-se as peças teatrais O vestido de noiva e Toda a nudez será castigada. Após a sua morte, em 1980, os direitos sobre a obra foram disputados pelos seus herdeiros, numa batalha judicial que durou os seguintes 35 anos.
A Tinta-da-china, afirma a editora Bárbara Bulhosa em declarações à Lusa, está “desde 2008 a tentar publicá-los”, mas estas disputas não o permitiram. Com a decisão judicial de entregar os direitos de gestão da obra do autor a uma das suas filhas, Sónia Rodrigues, a editora comprou finalmente os direitos de publicação em Portugal.
Atualmente, apenas existem publicadas em Portugal algumas obras teatrais de Nelson Rodrigues pela Cotovia. Este ano, a Tinta-da-China publicará o livro de memórias A menina sem estrela, uma coletânea de contos escolhidos a partir de A vida é bela é…, e um livro de crónicas, seleções de Pedro Mexia.