O 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai regressar este ano para a sua 9.ª edição, que irá decorrer de 30 de março a 7 de abril em Lisboa, estendendo-se posteriormente a outras cidades portuguesas e de países lusófonos.

Nesta 9.ª edição o festival tem como grande novidade o alargamento da programação aos Cinemas UCI – El Corte Inglés, que se complementarão assim o ecrã do Cinema São Jorge. Para além de Lisboa o cinema italiano vai ainda passar por Cascais, de 15 a 17 de abril, Coimbra, de 18 a 20 de abril, Porto, de 21 a 24 de abril, Loulé, de 12 a 14 de maio e pelas Caldas da Rainha, de 13 a 15 de maio, seguindo depois para Brasil, Angola e Moçambique.

Em relação à programação, a organização do 8 ½ Festa do Cinema Italiano já avançou que o filme de abertura desta edição será O Conto dos Contos (Il racconto di racconti) de Matteo Garrone, nomeado à Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2015 e que se centra na tradição de contos de fadas clássicos italianos.

De igual modo, o festival vai homenagear a obra do recentemente falecido realizador italiano Ettore Scola, bem como apresentar uma nova versão digital do clássico filme A Vida é Bela de Roberto Benigni.