A Apple deverá anunciar uma versão special edition do iPhone 5S, com melhorias vindas dos modelos mais recentes. O novo iPhone 5SE deverá ser mais barato e pequeno e será lançado em março ou abril.

Com o lançamento do iPhone 6, em 2014, a Apple estabeleceu um novo tamanho de ecrã padrão para os seus smartphones (4,7 polegadas). Este anúncio criou algumas inquietações não só com o novo tamanho, mas também pela falta de uma versão mais barata do iPhone, como tinha acontecido com o iPhone 5C.

Apple vai, então, segundo os últimos rumores, preencher estas necessidades com um novo iPhone, inspirado na versão 5S (2013), mas com melhorias trazidas do 6 (2014) e 6S (2015). O iPhone 5SE contará com um design moderno com vidro curvo e bordas arredondadas e disponível nas mesmas cores que o último iPhone (rose gold, incluída).

LÊ MAIS: QUANTO CUSTA REALMENTE UM IPHONE 6?
Fotografia: Jaelynn Castillo

Fotografia: Jaelynn Castillo

Para além disso, trará a mesma câmara e processador do iPhone 6, memória interna de 16GB e 1GB de RAM. São esperadas atualizações ao nível das componentes de conectividade e a possibilidade de utilizar novos serviços da marca como o Apple Pay (presença de NFC) ou as Live Photos.

Apesar de disponibilizar o serviço que captura antes e depois do momento fotografado para uma maior dinâmica de visualização de imagens, o iPhone 5SE não deverá vir com a última inovação da Apple – o 3D Touch – que mede diferentes níveis de intensidade com que se toca no ecrã.

A Apple reforçará, assim, a sua presença na gama média do mercado dos smartphones, num momento em que se espera uma descida no número de vendas, segundo analistas. Esta edição especial tratar-se-à de uma atualização ao design de 2013 com especificações mais atuais das recentes versões 6 e 6S e sem implicações no lançamento do iPhone 7 (previsto para setembro).

LÊ MAIS: APPLE A PREPARAR AURICULARES SEM FIOS?