Pelo sexto ano consecutivo, Guimarães volta a ser a capital da dança contemporânea com o Festival Internacional de Dança Contemporânea – GUIdance. Entre 4 e 13 de fevereiro o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e a Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC) vão ser a casa da dança, casa essa que será de “diálogo” entre as várias artes e o público.

Este ano o GUIdance apresenta nove espetáculos. Kaash do conceituado Akram Khan é o grande destaque desta sexta edição e terá lugar no dia 11 no CCVF. Kaori Ito volta ao festival com Je danse parce que je me méfie des mots no dia 12 no CCVF, tal como Anne Teresa Keersmaeker e a sua companhia Rosas com Golden Hours (as you like it) a fechar o festival no dia 13. Ludvig Daae junta-se a estas duas estreias nacionais com Hyperfruit apresentado no dia 6 de fevereiro na PAC.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YAytiW7O_tM]

A nível nacional, Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a de Victor Hugo Pontes estreia e abre esta edição do festival a 4 de fevereiro. Marco da Silva Ferreira apresenta Hu(r)mano no dia seguinte e Maremoto de Miguel Moreira da Útero estreia no dia 6. Esta companhia volta a subir a palco dia 10 com Parede e no último dia de festival o fim da tarde na PAC é ocupado por Nevoeiro de Luís Guerra.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nh0JLFvKC8k]

O GUIdance mantém-se segundo Rui Torrinha, assistente de programação, “um acontecimento cultural com significado” apresentando estreias absolutas e nacionais. Entre criadores aclamados pela crítica internacional e  coreógrafos nacionais em crescimento, no GUidance há espaço para tudo. Além dos espetáculos, há exposições, workshops, masterclasses e formações. O corpo tem destaque neste ano como “veículo de todas manifestações vitais. Quer no domínio existencial, das artes ou até mesma na ocupação do espaço público. É portanto um assunto que a todos nós diz respeito. Algo intrínseco. Uma área de interesse comum que deve carregar o fascínio de uma descoberta permanente”, explicou Rui Torrinha.

GUIdance 2016_1

O preço dos bilhetes varia entre os 3,00 e os 10,00 euros, existindo uma assinatura no valor de 35,00 euros que dá acesso a todos os espetáculos da edição deste ano do GUIdance.