A estreia do filme Maléfica foi um dos destaques na entrada de 2016 e ajudou a SIC a vencer, por mais de cinco pontos percentuais, a TVI, que ficou num pouco habitual segundo lugar.

A fita protagonizada por Angelina Jolie alcançou 13% de audiência média e 29,6% de share, deixando a longa distância A Branca de Neve e o Caçador (TVI), que se ficou pelos 6,9% de audiência média e 15,9% de share. O especial d’O Preço Certo na RTP1 marcou 7,7% de audiência média e 17,1% de share.

Vê aqui todos os destaques do dia:

RTP1 inicia abaixo da média de 2015

O canal público arrancou em 2016 com 11,6% de share, menos 3 pontos percentuais do que a média acumulada do ano que agora terminou.

O Telejornal foi o programa mais visto do dia na televisão estatal, com 7,7% de audiência média e 16,6% de share. Este valor desceu para 6,2% de audiência média e 13,2% de share com o debate entre Marisa Matias e Sampaio da Nóvoa e a queda não terminaria antes da Mensagem de Ano Novo do Presidente Cavaco Silva, com 4,8% de audiência média e 10,1% de share.

O filme Os Gatos Não Têm Vertigens melhorou o score habitual da estação no horário, mas não foi além disso. Ficou-se pelos 4,5% de audiência média e 10,3% de share.

No primeiro canal, destaque ainda para os resultados da Missa de Ano Novo, com 2,1% de audiência média e 20,7% de share, numa emissão que foi das 9 às 10h30 da manhã.

RTP2 sobe no horário nobre, mas não vai além dos 2%

O segundo canal acabou por ter um horário nobre acima do seu registo habitual, com o documentário Em Guerra com as Medusas a ter 1,5% de audiência média e 3,2% de share e o filme Como Água para Chocolate a registar 1,1% de audiência média e 3% de share.

No entanto, os números do dia não foram além dos 2,1% de share, dentro do que é habitual para a estação pública.

SIC triunfa com cinema em sinal aberto

A aposta cinematográfica da SIC em épocas festivas continua a ser um trunfo para o canal. Além do resultado de Maléfica, também Velocidade Furiosa 5, emitido às 16h00, chegou a mais de um milhão de telespectadores com 10,5% de audiência média e 28,3% de share.

As Aventuras de Tintim registou, às 14h00, 9,1% de audiência média e 28,5% de share.

No horário nobre, a aposta em cinema não correu tão bem: Os Croods não foi além dos 11,3% de audiência média e 23,6% de share e o segundo capítulo da saga Hunger Games desceu os números para 7,1% de audiência média e 20,9% de share, ainda assim liderando entre os canais abertos.

A alavanca de Maléfica contribuiu ainda para a liderança do Jornal da Noite, que registou 13,3% de audiência média e 28,4% de share.

Na TVI, em equipa que ganha, não se mexe

O horário nobre, que se manteve como é habitual nos dias úteis, foi a salvação do canal de Queluz num dia que não correu propriamente de feição. A Única Mulher continua a aumentar o histórico de invencibilidade e foi o programa mais visto do dia, com 14,7% de audiência média e 30,8% de share. 

Em piores condições ficou Santa Bárbara, emitida logo a seguir, com apenas 8% de audiência média e 19,1% de share, pressionada pelo crescimento da RTP1 no horário e sendo ultrapassada pelo cinema da SIC.

Frente às estreias de Carnaxide, as apostas cinematográficas da TVI não tiveram resultados especialmente animadores: O Homem de Ferro marcou 7,1% de audiência média e 20,6% de share às 15h33 e Quarteto Fantástico ficou-se pelos 6,1% de audiência média e 19,4% de share.