O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
1

Morreu Lemmy Kilmister, dos Motörhead

Morreu hoje Lemmy Kilmister, líder dos Motörhead, mítica banda inglesa de hard rock. O músico, com 70 anos, sofria de vários conhecidos problemas de saúde, mas faleceu de um cancro que apenas soube no dia 26 de dezembro, um dia depois do Natal, há apenas 3 dias.

Ian Fraser “Lemmy” Kilmister, nascido em Staffordshire, liderava os Motörhead, banda que fundou, há cerca de 40 anos. No grupo, era vocalista, baixista e principal letrista. A banda de rock pesado teve uma grande influência no panorama do rock anglo-saxónico, contribuindo para o aparecimento de sonoridades mais pesadas no rock ‘n’ roll, o que levaria posteriormente à criação do género heavy metal.

Os Motörhead lançaram cerca de 20 álbuns de estúdio e venderam mais de 30 milhões de discos em todo o planeta.

Eram conhecidos os problemas de droga e álcool que acompanharam o percurso da banda e do seu líder, contribuindo para o culto da imagem de um dos grandes senhores do rock ‘n’ roll, até hoje, à sua morte.

Entretanto, a banda já reagiu à morte do seu frontman na página oficial de Facebook. “Não conseguimos expressar o nosso choque e tristeza, não há palavras”, escreveram na rede social.

O grupo prometeu voltar a falar nos próximos dias, mas deixou um desejo a todos os fãs: “Oiçam Motörhead alto, oiçam Hawkind [outro grupo a que o músico pertenceu] alto, oiçam a música do Lemmy alto. E tomem uns copos. Partilhem histórias. Celebrem a vida que este adorável e maravilhoso homem tão vibrantemente celebrou. Ele quereria isso mesmo”.

O tema Ace of Spades é um dos principais êxitos do grupo britânico.

[youtube https://youtu.be/1iwC2QljLn4]