O ano novo é sempre emblemático para qualquer pessoa. É um ritual de passagem que significa novas aventuras, novos desafios, novos (des)amores, novas conquistas. No panorama do entretenimento nacional, também os canais portugueses querem lavar a cara e trazer novos programas ao público em 2016. O Espalha-Factos decidiu então fazer um breve resumo daquilo que podes esperar nas estações nacionais durante o próximo ano.

Estas foram as estreias anunciadas até ao momento. Certamente 2016 terá muito mais guardado no baú.

RTP1

The Big Picture

Pedro-fernandes-continua-no-5-para-a-meia-noite

Apresentado por Pedro Fernandes, o novo concurso da RTP desafia os concorrentes, ao longo de 12 níveis, com perguntas em imagens e há três ajudas interativas dadas por quem está em casa a jogar. O prémio vai desde 50 euros a 50 mil e o público terá a oportunidade de participar no jogo através de uma aplicação e até ganhar algum dinheiro. A estreia será a 4 de janeiro.

Terapia

DSC09018

Com estreia marcada para dia 4 de janeiro, esta nova série de ficção assinada pela RTP irá seguir a vida de Mário Magalhães, um psicoterapeuta que ganha vida graças a Virgílio Castelo. Ao longo de nove semanas e 45 episódios, Mário receberá um paciente diferente a cada dia no seu consultório, dando ao público a oportunidade de acompanhar as suas vidas e os seus problemas. É uma aposta inovadora no panorama nacional, cujo elenco inclui também Soraia Chaves, Ana Zanatti e Nuno Lopes.

Cartaz TV

Previsto para estrear em janeiro, o programa consiste num resumo daquilo que os telespectadores poderão ver na estação pública semanalmente. Com uma duração de apenas 40 minutos, vai ser transmitido aos sábados à noite. Originalmente transmitido no início dos ano 70 e apresentado por Jorge Alves, a nova edição conta com José Carlos Malato como apresentador.

Vidago Palace

Vidago Palace

Com estreia apontada para durante o segundo semestre de 2016, Vidago Palace terá apenas seis episódios. Da responsabilidade de Henrique Oliveira, a série decorre em Portugal no ano de 1936, altura em que paralelamente decorrem os Jogos Olímpicos de Berlim e a guerra civil espanhola. Até ao momento, António Cordeiro é o único nome confirmado no elenco.

Podes saber mais sobre a série aqui.

Aqui Tão Longe

Para substituir Bem-vindos a Beirais, a RTP1 aposta numa nova série nacional. Um drama contemporâneo que relata a história de famílias que classe baixa que lidam com problemas como a imigração ou a droga. Para o elenco estão já confirmados nomes como Margarida Carpinteiro, José Mata, Miguel Damião, Fátima Belo, Filipa Areosa, Ana Bustorff e Pompeu José. Produzida pela SP Televisão e da autoria de Filipe Homem Fonseca, já deu início às gravações, mas ainda não anunciada a data de estreia.

Got Talent Portugal

Got Talent Portugal

A segunda edição do concurso está prevista para a primeira metade de 2016 e vai contar com Vanessa Oliveira e José Pedro Vasconcelos como apresentadores. De relembrar que a primeira edição bateu recordes de audiência e chegou a conseguir ser mais visto do que Secret Story nas noites de domingo.

The Voice Portugal

Segundo Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, o concurso está negociado para “2015 e 2016, em julho”. A presente edição tem marcado a diferença por superar as audiências e ser mais visto do que o reality show A Quinta.

Dentro

As informações são poucas e a data de estreia é ainda totalmente desconhecida. Sem nomes indicados para o elenco, sabe-se apenas que deverá chegar em 2016. Produzida pela HOP, do Porto, segundo o consultor de ficção da RTP1, Virgílio Castelo, é uma série sobre mulheres que estão presas num estabelecimento prisional.

RTP2

No Ar

Dedica à música portuguesa, o programa tanto vai dar a conhecer talentos emergentes como falar sobre grandes nomes já muito conhecidos do grande público. Um dos primeiros protagonistas será Moullinex, um projeto de Luís Clara Gomes. Numa parceria entre a Antena 3 e a RTP2, estreia dia 7 de janeiro em ambas: às 21h na rádio e à meia-noite na televisão.

O Alto

Alto

Ainda sem data de estreia definida, a série passa-se em Portugal no pós 25 de abril e relata a história de uma família que regressa do exílio e encontra um país absolutamente diferente daquele que deixou. Desenvolvida pelo grupo de jovens Alphatones, uma associação sem fins lucrativos de Marco de Canaveses, a ideia surgiu em 2012, mas só em 2015 ganhou forma e em 2016 passará a fazer parte da programação da RTP2.

Conhece melhor a série aqui.

SIC

Best Bakery

A programas como Masterchef Portugal e Cook Off – Duelo de Sabores na RTP1 e Chef’s Academy na TVI, segue-se agora um novo programa de culinária na estação de Carnaxide. Uma adaptação do concurso britânico Best Bakery é a nova aposta da SIC para ocupar as noites de sábado. Ainda não há data de estreia anunciada, mas espera-se que tenha início depois do verão.

I Love Paraisópolis

I Love Paraisopolis

A novela brasileira é a nova aposta para as tardes da SIC. Com estreia marcada já para janeiro, o elenco conta com nomes como Henri Castelli, Letícia Spiller, Caio Castro e Maria Casadevall. A história relata a vida de duas irmãs de criação (Marizete e Pandora) que ambicionam uma vida melhor do que a que sempre levaram. Ao lado da zona simples onde vivem, está o luxuoso bairro de Morumbi, onde vive Benjamin. Está, claro, dado o primeiro passo para a trama ter início: este apaixona-se por Marizete e a família não aprova…

Podes saber mais sobre a novela aqui.

TVI

A Quinta – O Desafio

QUINTA-DESAFIO

Estreando a 3 de janeiro, o novo formato d’A Quinta continuará a ser apresentado por Teresa Guilherme mas os detalhes ainda são poucos. Apenas se sabe que a temática do reality show será completamente inovadora, trazendo ao ecrã novos concorrentes e novos desafios nunca antes vistos. Espera-se que, assim, o formato ganhe nova força e comece a obter melhores resultados nas audiências.

Pequenos Gigantes

O talent show para crianças já está gravado e regressa à televisão nacional já em janeiro. A primeira edição marcou a estreia de Fátima Lopes como apresentadora em horário nobre e a segunda edição continuará a contar com o mesmo nome para a condução do programa. Os mentores passam a ser António Raminhos, Leonor Poeiras, Miguel Guerreiro e Mia Rose.

A Impostora

ba2d12ce4b064a32023c65ca72d5b16b76ee35a7

Podemos não ter gostado muito de Única Mulher quando esta estreou, mas pode ser que este novo projeto chegue ao pequeno ecrã com mais sorte. A nova aposta da TVI irá transportar um elenco de luxo para Moçambique. As gravações já arrancaram mas a novela ainda não tem data de estreia definida. Um avião desaparecido, corrupção e prostituição de luxo são alguns dos ingredientes que compõem esta nova produção. Dalila Carmo será a grande protagonista, interpretando uma de duas gémeas que certamente trarão alguma tensão ao ecrã. O elenco inclui também Eunice Muñoz, Nicolau Breyner, Fernanda Serrano e Diogo Infante.

À Procura de Elisa

A adaptação da novela chilena já estava prevista para o ano que passou, mas A Única Mulher foi prioridade. Com gravações previstas para terem início em março, À Procura de Elisa é composta por 36 episódios e, inspirada no caso Maddie, relata o desaparecimento ou morte de uma mulher e de como a família acaba por se tornar a principal suspeita.

SIC RADICAL

Aposta Que Amas

original

Dirigida ao público juvenil, esta série é composta por 65 episódios e será primeiramente exibida on-line – e só mais tarde na SIC Radical. A série tem vindo a ser lançada aos poucos na página oficial do canal mas a estreia oficial será apenas em 2016. É uma série com formato semelhante a Morangos com Açúcar e I Love It, mas com temáticas mais sérias e cenas mais ousadas. O triângulo amoroso entre Lara (Sofia Mota), Simão (Luís de Almeida Eusébio) e Salvador (Luís Garcia) desenrola-se num ambiente universitário, passado em Lisboa, com personagens de classe média-alta, onde o público lidará com sexo, drogas e uma boa dose de palavras insultuosas. Cada episódio tem 5 minutos e podes ver os que já foram lançados aqui.

Artigo escrito por Inês Borges e João Miguel Safara.

Artigo atualizado a 30 de dezembro às 17h04.