Agora que 2015 está a chegar ao fim, é tempo para espreitar que séries novas traz 2016. De drama a comédia, de regressos a novidades, e de realidade a animação, reunimos algumas das que prometem ser as mais marcantes séries do próximo ano.

Bordertown

Situada na fictícia Mexifornia, cidade fronteiriça entre os EUA e o México, a nova comédia de Seth MacFarlane mostra-nos duas famílias bastante diferentes. Uma família tipicamente americana, com todo o bigotismo que isso implica, e uma família mexicana que conseguiu alcançar o American Dream. Vivem lado a lado e contra todas as probabilidades formam uma relação de amizade.

Apesar de se tratar também ela de animação, em Bordertown os desenhos são bastante diferentes dos de Family Guy e American Dad,  e o próprio facto de os protagonistas serem duas famílias em vez de uma, mostra também uma novidade em relação ao trabalho de Seth MacFarlane. Esperamos que o sarcasmo e a ironia se mantenham. A série chega à televisão dia 3 de janeiro.

televisão internacional 2016 bordertown

War and Peace

Um dos históricos livros do século XIX e de um dos mais geniais autores de sempre vai ter a sua versão televisiva em 2016. Guerra e Paz, de Leo Tolstoy, chega assim ao pequeno ecrã pela mão da britânica BBC. Teve estreia agendada em Portugal para o dia 6 de janeiro, três dias depois da emissão original, na RTP1, mas entretanto o canal público retirou a da grelha. Aguardamos novidades.

Em formato de minissérie, a produção filmada na Lituânia, Letónia e Rússia conta, em oito episódios, a estória do triângulo amoroso formado por Pierre, Andrej e Natasha.

televisão internacional 2016 war and peace

Shades of Blue

Uma das surpresas do próximo ano é o regresso de Jennifer Lopez à representação, e, desta vez, no pequeno ecrã. A cantora nova-iorquina irá interpretar o papel de Harlee Santos, uma agente do FBI que, no meio dos seus problemas pessoais e dificuldades monetárias, se vê forçada a trabalhar num caso de anticorrupção.

Ray Liotta e Drea de Matteo são outros nomes sonantes que fazem parte do elenco. Shades of Blue conta com 13 episódios na primeira temporada e está prevista estrear dia 7 de janeiro nos Estados Unidos.

shadesofblue

Second Chance

Inspirada no romance Frankenstein de Mary Shelley, esta série fala não só de trazer alguém do mundo dos mortos, mas sobretudo de corrigir os nossos erros.

Um xerife corrupto, após ser morto no seguimento de um assalto, é ressuscitado por um casal de bioengenheiros milionários num corpo diferente, mais jovem, com forças sobre-humanas e decide aproveitar esta oportunidade para viver de maneira diferente. Curiosamente, a Fox já teve outra série com este mesmo nome – Second Chance –  entre 1987 e 1988. Já em 2016, é dia 13 de janeiro que a série estreia, na FOX norte-americana.

televisão internacional 2016 second chance

Legends of Tomorrow

Para os amantes de fantasia, 2016 será um ano generoso pois, além dos já previstos filmes, também chega ao pequeno ecrã ficção do género. Legends of Tomorrow reúne uma panóplia de heróis e vilões para juntos combaterem o inimigo externo.

A produção da DC Entertainment junta Wentworth Miller e Dominic Purcell de novo na televisão; Victor Garber (A Vingadora) também está presente no elenco. A série tem data marcada para 21 de Janeiro, nos EUA.

televisão internacional 2016 legendas of tomorrow

X-Files

Foi em 2002 que o público viu pela última vez os agentes Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) no pequeno ecrã. Agora, voltam para mostrar que ainda existem muitos casos paranormais por desvendar.

13 anos depois, o público encontra Mulder e Scully em fases muito diferentes da sua vida, após o colapso da sua relação. Nos seis episódios deste reboot que serão transmitidos na FOX, além de terem de combater uma conspiração alienígena, terão de lutar para resolver os seus próprios problemas. 24 de janeiro é a data do tão aguardado regresso. A Portugal não irá chegar muito mais tarde.

televisão internacional 2016 x-files

American Crime Story

Depois de Nip-Tuck, Glee, American Horror Story e Scream Queens, Ryan Murphy presenteia-nos com uma série de cariz bastante mais realista, uma vez que se baseia em casos reais.

Será uma antologia de crimes em que cada temporada abordará um crime diferente, bem ao estilo de AHS. O primeiro caso é o do julgamento do ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson, acusado de assassinar a mulher, Nicole Brown, e o amigo Ronald Goldman.

O elenco, esse, é de luxo. O eterno Ross, David Schwimmer, John Travolta, e Cuba Gooding Jr. são apenas alguns dos nomes com que podemos contar para explorar os bastidores deste que é considerado o caso mais mediático dos anos 90 nos EUA. American Crime Story tem data marcada para dia 2 de fevereiro.

televisão internacional 2016 american crime story

Angel from Hell

Esta comédia com um pequeno-grande toque de fantasia acompanha duas personagens bastante diferentes. Allison Fuller (Maggie Lawson) é uma dermatologista metódica e uma daquelas pessoas a quem gostamos de apelidar de “sérias”. Já Amy (Jane Lynch) parece ser desprovida de filtro, uma vez que não tem problemas em dizer o que acha em todas as circunstâncias.

Até aqui tudo normal. Amigas improváveis. A novidade trazida pela série é a de que Amy conhece todos os pormenores sobre Allison apesar de serem perfeitas desconhecidas no início da série, e revela ser o seu anjo da guarda.

Pronta desde maio deste ano, e após lhe terem sido apontadas duas datas de estreia, veremos se à terceira é de vez, e se Angel From Hell se consegue afirmar na grelha da CBS, que em termos de comédias nos dá as já conhecidas The Big Bang Theory, Two Broke Girls e Mom. A série estreia nos Estados Unidos a 7 de fevereiro.

televisão internacional 2016 angel from hell

Vinyl

Uma das mais aguardadas series de 2016 chega no próximo ano pela mão da HBO, canal que costuma ser paradigma da excelência da televisão norte-americana. Da ideia original de Mick Jagger e Martin Scorsese, nasceu Vinyl – a série que versa sobre um produtor musical que pretende colocar a sua editora de volta à trilha dos grandes sucessos musicais.

Terrence Winter é o criador deste drama passado na Nova Iorque dos anos setenta, que conta com o filho de Mick, James Jagger, Paul Ben-Victor, Bobby Cannavale e Ray Romano no elenco. Scorsese dirigiu a produção no primeiro de dez episódios. Dia 14 de fevereiro estreia no inovador canal americano HBO. Mais informações sobre a série aqui.

televisão internacional 2016 vinil

Fuller House

Esta será uma sequela de Full House, a série de sucesso que teve início em 1987 e que, após oito temporadas, terminou em 1995.

Se em Full House o público acompanhou um pai viúvo (Danny Tanner) a cuidar das suas três filhas (Michelle, D.J e Steph) com a ajuda de dois amigos solteirões (Jesse e Joey), em Fuller House é D.J. que está na situação do seu pai. Viúva, com dois filhos e grávida do terceiro, D.J. conta com a sua irmã e com a sua melhor amiga para a ajudarem nesta nova etapa da sua vida.

Na sequela todas as personagens serão interpretadas pelos mesmos atores da versão original e, mesmo aqueles que não serão presença assídua no programa, aparecerão enquanto convidados (exceto as gémeas Olsen que recusaram o convite por não quererem voltar a representar). Dia 26 de fevereiro começa a série.

televisão internacional 2016 fuller house

The Family

De um dos membros da equipa Shondaland, Jenna Bans, chega este novo thriller político que promete fazer o público vibrar com a dúvida.

Durante a campanha de Claire Warren (Joan Allen) para mayor, o seu filho mais novo, Adam (Liam James) desaparece. Encontram o culpado, Adam é dado como morto, e Claire ganha a campanha. Só dez anos mais tarde é que se descobre que Adam afinal não morreu, quando este aparece na esquadra da polícia com claros danos físicos e psicológicos.

No entanto, esta é única descoberta que o trailer deixa antever, uma vez que todas as perguntas com que se possa ficar não só não são respondidas, como passam a pertencer a um rol de outras perguntas para as quais não se tem resposta (pelo menos por agora). O dia 3 de março é a data prevista para a estreia em solo americano.

televisão internacional 2016 the family

The Catch

Shonda Rhimes parece ter o toque de Midas – tudo o que toca transforma-se em ouro. Fê-lo com Grey’s Anatomy, com Scandal e com How to Get Away With Murder. Em 2016 tentará fazê-lo pela quarta vez com uma série que aborda a mentira de uma forma bastante peculiar.

A protagonista, Alice Vaughan, interpretada por Mirelle Enos, é uma especialista na descoberta e desmantelamento de fraudes, até ao dia em que é ela a vítima deste tipo de crime. O criminoso? O seu noivo, que depois de a roubar desaparece do mapa. Entre os casos que tem e terá em mãos ao longo da série, este apresenta-se como aquele sobre o qual a ação principal decorrerá.

No episódio piloto, Kieran Booth, o ex-noivo de Alice é interpretado por Damon Dayoub, mas este foi substituído por Peter Krause, que interpretará a personagem nos restantes episódios. 24 de março é a data de estreia da série.televisão internacional 2016 the catch

Westworld

Este é o titulo do filme de culto de 1973, realizado e escrito por Michael Crichton. Jonathan Nolan, irmão do emblemático realizador Christopher Nolan, e Lisa Joy pegaram na ideia de Crichton e levaram-na para a televisão em parceria com a HBO.

Alguma vez questionaste a natureza da tua realidade?” é a questão que se pode ver ser feita no mais recente teaser. A premissa da série é mesmo essa: a realidade em que estão submersos os seres artificiais de um parque temático. A primeira temporada Westworld, com Anthony Hopkins no elenco, terá 10 episódios, com a duração de 60 minutos cada. A data de estreia está ainda para ser divulgada.

televisão internacional 2016 west world

Prison Break (Regresso)

Não se tratando propriamente de uma estreia, Prison Break merece o destaque dado aos largos anos que separam a próxima da última temporada. A série criada em 2005 teve como capítulo final o filme Prison Break: The Final Break, que servira de epílogo para as quatro temporadas.

Wentworth Miller e Dominic Purcell, os actores que davam vida às duas personagens principais – Michael Scofield e Lincoln Burrows –, estão confirmados para a sequela que a FOX vai trazer no próximo ano, ainda que sem data definida pela produtora. Sabe-se ainda que a próxima será uma temporada limitada e com fim definitivo.televisão internacional 2016 prison break

Outcast

Dos criadores de The Walking Dead e em parceria com a Cinemax chega em 2016 mais uma série num futuro pós-apocalíptico. Desta vez, Robert Kirkman baseia a sua estória num rapaz que, durante toda a sua vida, foi convivendo com episódios sobrenaturais.

A busca pela resposta a esses acontecimentos é feita por Patrick Fugit e dura dez episódios. Outcast foi filmado inteiramente na Carolina do Sul e a data de estreia ainda não foi divulgada.

televisão internacional 2016 outcast

Artigo escrito por Luís Vicente e Helena Santos.