books

2015 em Livros: um ano literário em destaque

Agora que estamos prestes a despedir-nos de 2015, chega a altura de olhar para trás e relembrar os melhores momentos do ano. O Espalha-Factos ajuda-te na tarefa e reuniu tudo aquilo que mais deu que falar no mundo da literatura em 2015. Boas leituras!

Um livro que surpreendeu

O Independente – A Máquina de Triturar Políticos

k_independente_final

Fomos todos surpreendidos pela ressurgência do polémico semanário “destruidor de políticos”. O jornal extinto em 2006 voltou à vida como livro em 2015 e, durante umas semanas, não se falou de mais nada na cena literária e política portuguesa! Os jornalistas Liliana Valente e Filipe Santos Costa foram os responsáveis por pôr em página quase duas décadas de história d’O Independente e Portugal não tardou a pôr a nu as transformações de Portas, Cavaco e de todo um país.

Um regresso

Astérix e Obélix

papiro-de-cesar

Porque os livros também se fazem de imagens, destacamos o regresso da dupla gaulesa mais célebre do universo da banda desenhada. Astérix e Obélix voltaram para animar miúdos e graúdos em 2015, com o lançamento de O Papiro de César. Comunicação social e censura são temas atuais que os nossos amiguinhos da antiguidade trazem à luz neste novo capítulo de aventuras – e há até a participação especial de um personagem inspirado no fundador da WikiLeaks, Julian Assange.

Uma consagração

Svetlana Alexievich

Gessen-Svetlana-Alexievich1-1200-630

Em 2015, a escritora bielorussa teve a consagração das consagrações ao receber o Prémio Nobel da Literatura. Aos 67 anos, Svetlana Alexievich torna-se a 14.ª mulher a receber o prémio, em 112 anos de atribuições. A autora e jornalista que tem dado voz à sociedade soviética do século XX foi, também, este ano, editada pela primeira vez em português, com O Fim do Homem Soviético a chegar às livrarias nacionais.

Uma inovação

Biblioteca de Praia

18640778_jZ9Nn

300 títulos de livros espalhados por quatro praias portuguesas – foi a proposta da Chiado Editora para o verão de 2015, que disponibilizou livremente exemplares dos mais variados géneros literários. Fosse no continente ou nas ilhas, os veraneantes portugueses (e os turistas também!) tiveram mais do que banhos de sol: os banhos de letras chegaram e conquistaram!

Um livro que saltou para os palcos

Claraboia, de José Saramago (pelo Teatro da Barraca)

calaraboia

Muitas foram as adaptações teatrais de obras literárias em 2015, mas, se há uma que merece destaque, tem de ser a passagem do Nobel da Literatura português para cena. É ao Teatro da Barraca e a Maria do Céu Guerra que devemos a honra de poder ver em palco a obra de Saramago, com a encenação de Claraboia, numa adaptação de João Paulo Guerra. Se faz parte das tuas resoluções de ano novo ir mais ao teatro, 2016 dá-te mais uma oportunidade, já que Claraboia volta a estar em cena já a partir de dia 7 de janeiro.

Um evento

A Viagem Literária (Porto Editora)

VIAG_LIT_header2

A Porto Editora começou, em 2015, uma grande viagem literária por Portugal inteiro. De Norte a Sul do País, do litoral ao interior, do continente às ilhas: nenhum canto do país vai escapar à viagem. O jornalista João Paulo Sacadura percorre 18 cidades portuguesas em conversas com escritores, numa iniciativa que tem como objetivo fomentar o pensamento e o gosto pela leitura. Até agora, a viagem já passou por Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro e contou com nomes como Mário de Carvalho, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa. O próximo destino é a cidade do Funchal, já no mês de janeiro!

Um espaço

The Literary Man, o hotel literário

literaryman

É em Óbidos que, a partir deste ano, se encontra o maior hotel literário do mundo! The Literary Man tem dezenas de milhares de livros à disposição dos seus hóspedes (e sim, é mesmo para serem lidos, não são só decoração!). E se gostares tanto de um livro que aqui descobriste e se queres levá-lo contigo para casa, não há qualquer problema, porque o hotel dispõe de serviço de biblioteca e livraria! The Literary Man oferece ainda, no seu restaurante, menus inspirados em grandes obras da literatura. O sonho de qualquer amante de livros!

Mais Artigos
Dino d'Santiago
Já podes ouvir o novo disco de Dino d’Santiago