A SIC voltou a ter um Natal cheio de cinema e a aposta resultou nas audiências. O canal liderou de forma consecutiva durante oito horas, ultrapassando toda a concorrência e o conjunto de canais da televisão paga.

A tarde começou com um clássico: Sozinho em Casa 2. As aventuras de Macaulay Culkin em Nova Iorque venceram novamente, e com melhores resultados que no ano passado: 9,7% de audiência média e 36,7% de share, quase 1 milhão de telespectadores às 14h00. Na TVI, Tony Carreira no Porto não ia além dos 5,6% de audiência média e 21% de share, e na RTP1, o Especial Natal do The Voice Portugal ficou-se pelos 4% de audiência média e 12,6% de share.

25 anos depois, Sozinho em Casa 2 continua a ser um trunfo nas audiências

De seguida, o segundo filme dos Smurfs manteve os bons resultados: 9,5% de audiência média e 29,9% de share, relegando Mr. Bean em Férias, da TVI, para o segundo lugar. A comédia britânica marcou 7,8% de audiência média e 24,7% de share.

Gru – O Maldisposto 2 foi o filme mais visto do dia, com 10,6% de audiência média e 27,9% de share, cilindrando o Especial d’A Quinta, com apenas 6,8 de audiência média e 18% de share. A animação registou também o melhor minuto da SIC, com 12,2% de audiência média e 30,7% de share às 22h32.

Horário nobre deu mais audiências à TVI

No prime-time, a luta foi mais acesa do que costuma ser em dias normais, mas a TVI manteve a liderança. A Única Mulher foi o programa mais visto do dia, com 11,9% de audiência média e 25,9% de share, mas viu a RTP1 aproximar-se. A minissérie O Pátio das Cantigas, transmitida em mais de duas horas de emissão seguida, registou 9,1% de audiência média e 21% de share, com pico de 10% de audiência média e 22,5% de share às 22h46.

Pátio das Cantigas top 9

A SIC perdeu vantagem à noite e a principal aposta do dia acabou por não resultar. Monstros: A Universidade ficou com apenas 9,3% de audiência média e 20,5% de share. Harry Potter e o Príncipe Misterioso, emitido pela primeira vez no canal de Carnaxide, melhorou os resultados em relação à sua transmissão na RTP1, mas não foi brilhante: 4,8% de audiência média e 16,5% de share.

À hora em que o feiticeiro mais famoso do mundo tentava destruir Horcruxes na SIC, A Quinta apostou em mais um Especial, que registou 7,4% de audiência média e 20,5% de share. A esta hora já os canais Cabo tinham recuperado a dianteira.

Noutros destaques do dia, a transmissão dos Grandes Êxitos da Eurovisão na RTP2 foi o programa mais visto do dia na estação pública: 0,5% de audiência média e 2,6% de share. Um dia de Natal sem prendas para o segundo canal, que desceu a residuais 1,1% de share no total dia.

Segundo os dados da GfK/CAEM, a SIC ganhou com 25% de share, aproximando-se do conjunto dos Canais Cabo, que marcaram 27% de quota de mercado. A TVI baixou aos 19,1% e a RTP1 chegou aos 14,5%.