O teatro e a dança não ficam indiferentes ao Natal e pelo mundo são muitas as companhias que o comemoram. Quer seja através de bailados clássicos ou de qualquer outra inovação, os Teatros vivem o espírito natalício e nós mostramos-te como nove deles e uma escola o vivem.

Os bastidores do clássico de Natal em Nova IorqueNew York City Ballet (EUA)

O New York City Ballet (NYCB) optou por apresentar um clássico neste Natal. A versão de O Quebra-Nozes, de George Balanchine, vai preencher o palco do David H. Koch Theater até dia 3 de janeiro. A companhia tem revelado o que se passa nos bastidores e divulgado algumas fotografias de palco na sua conta de Instagram. Também a Mac Cosmetics fez uma sessão fotográfica com o Natal do NYCB.

https://www.instagram.com/p/-UxxXoB7Um/?taken-by=nycballet

Gepostet von M·A·C Cosmetics am Freitag, 18. Dezember 2015

Dos palcos para as ruas – American Ballet Theatre (EUA)

O American Ballet Theatre também optou por apresentar O Quebra-Nozes, mas não se ficou pelo palco. O Quebra-Nozes da companhia andou pelas ruas do Condado de Orange, quando a companhia atuou no Segerstrom Center the Arts

Gepostet von Segerstrom Center for the Arts am Freitag, 18. Dezember 2015

Uma nova versão de O Quebra-Nozes Dragon House Crew (EUA)

A tradição também pode ser reinventada e foi isso que aconteceu com a animação da Dragon House Crew. Num concerto da California Philharmonic, o grupo decidiu dançar uma parte do Primeiro Ato, da dança russa, espanhola e chinesa e a variação da Fada do Açúcar de O Quebra-Nozes. Os movimentos são um pouco diferentes do habitual.

Uma árvore de Natal diferenteEnglish National Ballet (Reino Unido)

Todos já vimos diferentes formas de fazer a árvore de Natal, mas o English National Ballet quis arriscar e construir algo com os mesmos pés que dançam O Quebra-Nozes este Natal. O resultado é uma árvore de Natal com sapatilhas de pontas, mais exatamente 500 sapatilhas de pontas no foyer do London Coliseum.

Um Natal para os profissionais e não só…Northern Ballet (Reino Unido)

A Northern Ballet também optou por apresentar O Quebra-Nozes e não só a companhia pisou o palco. Também a sua academia viveu o espírito natalício, em Leeds, a casa do Northern.

Some of our awesome Academy of Northern Ballet students all ready for their roles in The Nutcracker!Photo Lauren Godfrey.

Gepostet von Northern Ballet am Donnerstag, 17. Dezember 2015

O espetáculo tradicionalRockettes (EUA)

Natal que é Natal em Nova Iorque comemora-se com um espetáculo das Rockettes. Mais uma vez, o Radio City Music Hall recebe o seu espetáculo anual de Natal. Durante estas semanas há cerca de cinco espetáculos por dia e muitos convidados especiais.

https://www.instagram.com/p/_F-D9JyNGl/?taken-by=therockettes

Um cartão de Bom Natal em vídeo – Steps on Broadway (EUA)

A escola Steps on Broadway, em Nova Iorque, decidiu fazer um vídeo de Natal ao som de Rockin’ Around the Christmas Tree. Cerca de 30 bailarinos e um elfo desejam a todos as boas festas com uma coreografia teatral e de hip-hop.

Do cinema para os palcos – Dominion Theatre (Reino Unido)

O Dominion Theatre decidiu viver o Natal com uma história bem conhecida do cinema. Elf em versão musical e com produção do Theatre Royal Plymouth vai estar em palco até dia 2 de janeiro.

Scrooge no teatro – Festival Theatre (EUA) e Noël Coward Theatre (Reino Unido)

Todos os Natais têm um Scrooge e o Festival Theatre e o Noël Coward Theatre decidiram encarnar Um Conto de Natal de Dickens.

https://www.instagram.com/p/-9JbFTuJiq/?taken-at=221563082

O Espalha-Factos também acompanhou o Natal nos Teatros portugueses. Podes acompanhar:

A Bela Adormecida, da Companhia Nacional de Bailado

Casa de Chocolate, da Companhia de Teatro II Acto

O Quebra-Nozes, da Escola de Dança do Conservatório Nacional