O teatro e a dança não ficam indiferentes ao Natal e pelo mundo são muitas as companhias que o comemoram. Quer seja através de bailados clássicos ou de qualquer outra inovação, os Teatros vivem o espírito natalício e nós mostramos-te como nove deles e uma escola o vivem.

Os bastidores do clássico de Natal em Nova IorqueNew York City Ballet (EUA)

O New York City Ballet (NYCB) optou por apresentar um clássico neste Natal. A versão de O Quebra-Nozes, de George Balanchine, vai preencher o palco do David H. Koch Theater até dia 3 de janeiro. A companhia tem revelado o que se passa nos bastidores e divulgado algumas fotografias de palco na sua conta de Instagram. Também a Mac Cosmetics fez uma sessão fotográfica com o Natal do NYCB.

Dos palcos para as ruas – American Ballet Theatre (EUA)

O American Ballet Theatre também optou por apresentar O Quebra-Nozes, mas não se ficou pelo palco. O Quebra-Nozes da companhia andou pelas ruas do Condado de Orange, quando a companhia atuou no Segerstrom Center the Arts

Uma nova versão de O Quebra-Nozes Dragon House Crew (EUA)

A tradição também pode ser reinventada e foi isso que aconteceu com a animação da Dragon House Crew. Num concerto da California Philharmonic, o grupo decidiu dançar uma parte do Primeiro Ato, da dança russa, espanhola e chinesa e a variação da Fada do Açúcar de O Quebra-Nozes. Os movimentos são um pouco diferentes do habitual.

Uma árvore de Natal diferenteEnglish National Ballet (Reino Unido)

Todos já vimos diferentes formas de fazer a árvore de Natal, mas o English National Ballet quis arriscar e construir algo com os mesmos pés que dançam O Quebra-Nozes este Natal. O resultado é uma árvore de Natal com sapatilhas de pontas, mais exatamente 500 sapatilhas de pontas no foyer do London Coliseum.

Um Natal para os profissionais e não só…Northern Ballet (Reino Unido)

A Northern Ballet também optou por apresentar O Quebra-Nozes e não só a companhia pisou o palco. Também a sua academia viveu o espírito natalício, em Leeds, a casa do Northern.

O espetáculo tradicionalRockettes (EUA)

Natal que é Natal em Nova Iorque comemora-se com um espetáculo das Rockettes. Mais uma vez, o Radio City Music Hall recebe o seu espetáculo anual de Natal. Durante estas semanas há cerca de cinco espetáculos por dia e muitos convidados especiais.

Um cartão de Bom Natal em vídeo – Steps on Broadway (EUA)

A escola Steps on Broadway, em Nova Iorque, decidiu fazer um vídeo de Natal ao som de Rockin’ Around the Christmas Tree. Cerca de 30 bailarinos e um elfo desejam a todos as boas festas com uma coreografia teatral e de hip-hop.

Do cinema para os palcos – Dominion Theatre (Reino Unido)

O Dominion Theatre decidiu viver o Natal com uma história bem conhecida do cinema. Elf em versão musical e com produção do Theatre Royal Plymouth vai estar em palco até dia 2 de janeiro.

Scrooge no teatro – Festival Theatre (EUA) e Noël Coward Theatre (Reino Unido)

Todos os Natais têm um Scrooge e o Festival Theatre e o Noël Coward Theatre decidiram encarnar Um Conto de Natal de Dickens.

View this post on Instagram

🎅🏻🎄🎭🎟

A post shared by sarah rose ♡ (@xsarahtoulson) on

O Espalha-Factos também acompanhou o Natal nos Teatros portugueses. Podes acompanhar:

A Bela Adormecida, da Companhia Nacional de Bailado

Casa de Chocolate, da Companhia de Teatro II Acto

O Quebra-Nozes, da Escola de Dança do Conservatório Nacional