Os números de estreia de Star Wars: O Despertar da Força são galáticos. O filme teve a melhor sexta-feira de sempre nos cinemas norte-americanos e já arrecadou 250 milhões de dólares em todo o mundo.

A perspetiva é, segundo especialistas ouvidos pelo Hollywood Reporter, que o filme encerre o primeiro fim-de-semana de exibição com 240 a 245 milhões de dólares em faturação só nos Estados Unidos da América. A Disney, com mais precaução, aponta para números próximos dos 220 milhões. De qualquer das formas será ultrapassado o recorde do ano, pertencente a Mundo Jurássico, que registou 208,8 milhões de dólares no primeiro fim-de-semana de exibição.
Só na quinta e sexta-feira, o filme somou 120,5 milhões de dólares, registando recordes nos dois dias. Este recorde pertencia, anteriormente, a Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, o último filme da saga, que chegou aos 91 milhões de dólares.

Mundialmente, Star Wars também é recordista

O Despertar da Força deverá também alcançar o resultado de melhor estreia mundial, mesmo não estreando na China, o segundo maior mercado mundial, já este fim-de-semana. Até agora este registo é detido também por Mundo Jurássico, que registou 524,9 milhões de dólares no seu arranque.
Em território norte-americano, este deverá ser o maior fim de semana de sempre em termos globais. Pela primeira vez serão vendidos mais de 300 milhões de dólares em ingressos para cinema, para os quais também serão importante as contribuições de Sisters e Alvin e os Esquilos.
Nos primeiros três dias, a faturação mundial já atingiu os 129,5 milhões de dólares, com a melhor estreia de sempre no Reino Unido (14,4 milhões de dólares) e Alemanha (7,1 milhões). Teve ainda o recorde de melhor abertura na Austrália (6,8 milhões) e México (3,4 milhões).
Em Portugal, os números são mais modestos, mas mesmo assim a superar os 250 mil dólares e registando a melhor estreia de sempre para um filme de imagem real da Disney. O arranque foi esta quinta-feira com 39 mil espectadores.