Frequência Modulada

Frequência Modulada #3: Fala Com Ela

Em Portugal, a música sobrepõe-se à palavra. Ao contrário da luta de David contra Golias, todas as rádios que tentaram inverter este cenário acabaram por mudar de rumo ou fechar portas. O que resta? Rubricas e programas de autor aqui e ali com entrevistas e espaços de opinião. Ouvir boas entrevistas em rádio não é fácil, tanto por causa da pouca oferta, como também pela falta de bons entrevistadores. Mas nem tudo está perdido.

Este é já o décimo ano que o Fala Com Ela está no ar na Radar. Os entrevistados, a entrevistadora, a regularidade do horário e os temas abordados ajudam ao sucesso. Conduzido por Inês Meneses, estes aspetos são honradamente cumpridos e o Prémio Autor de Melhor Programa de Rádio, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, é a maior prova do trabalho feito pela também apelidada Menina da Rádio.

Este não é um país que tenha muitas personalidades para serem entrevistadas. Mas cá nos arranjamos. Em Fala Com Ela, personalidades como Pedro Mexia ou Herman José já partilharam com os ouvintes um pouco das suas vidas mais do que uma vez. Mas como diria uma conhecida apresentadora, isso não interessa nada. Porque neste pequeno mundo de Inês Meneses, há sempre algo novo por descobrir. Projetos e planos passados, ideias e sonhos futuros. A vida desta ou daquela pessoa não terminou naquela entrevista feita há um par de anos.

Também conhecida como a Menina da Rádio, Inês Meneses está também presente na televisão, na imprensa e na blogosfera.

Mais. Estando no ar há dez anos, Fala Com Ela adquiriu uma personalidade cada vez mais rara, sobretudo em rádio. A de ver nascer novos talentos, divulgá-los e acompanhá-los ao longo das suas carreiras. No longínquo ano de 2006, Inês Meneses já tinha entrevistado Gonçalo Waddington sobre como tinha chegado ao teatro e ao cinema. Em abril deste ano, o ator voltou ao programa para, entre outros temas, fazer um balanço do que tinha feito até ali. A norma é os entrevistadores acompanharem os entrevistados ao longo dos anos, hoje no programa x no canal y, amanhã no programa z no canal alfa. Na Radar, programa e apresentadora têm conseguido acompanhar as figuras ao longo dos anos.

Há um fio condutor que acompanha as entrevistas do início ao fim. Mas Inês Meneses, talvez com o condão da fuga ao óbvio que a caracteriza em rádio, faz os desvios que merecem ser feitos, conduzindo as conversas ao sabor do que é dito pelas pessoas que aceitam falar com ela. Depois há as escolhas musicais. Os entrevistados escolhem três temas musicais que os caracterizem, que os tenham marcado numa dada altura, porque gostam dos mesmos, ou até porque sim. Funcionando como separadores, as canções levadas pelos convidados funcionam como uma outra forma de estes se exprimirem perante quem os ouve.

Fala Com Ela é um programa que está em vias de extinção em Portugal. Contam-se pelos dedos espaços semelhantes noutras estações. Porquê o sucesso? Como está no ar há uma década? O estar no ar numa rádio local com um público alvo muito específico responde em parte a estas questões. A questão essencial é que faltam mais espaços destes e sobretudo mais pessoas com o dom da voz e da palavra para conduzir este tipo de formato.

Programa: Fala Com Ela;

Autoria: Inês Meneses;

Rádio: Radar (Lisboa 97.8 MHz; Online);

Vai para o ar: sábado ao meio-dia, domingo às 19h e segunda à meia-noite;

Podcast de escuta: Fala Com Ela com Pedro Mexia.

Em 5 minutos – 5 Minutos de Farmácia

A internet veio roubar algum protagonismo à função de serviço público da rádio, é certo. Tanto assim é que pode até parecer estranho ouvir-se conselhos sobre uma alimentação saudável ou sobre como é que se pode controlar a diabetes numa estação. Mas a estranheza rapidamente desaparece porque afinal há vida para além das rubricas musicais. É o caso do 5 Minutos de Farmácia, no ar uma vez por semana na RUA FM.

Rubrica: 5 Minutos de Farmácia

Autoria: Cláudia Santos (colaboração)

Rádio: RUA FM (Faro 102.7 MHz; Online)

Vai para o ar: Semanalmente

Uma última coisa: A identidade gráfica deste espaço foi desenvolvida de forma soberba pela equipa da Covil.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
YouTube
‘Lavar as mãos’. Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube