O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
bg2004_header

As cinco melhores séries intergaláticas que a televisão nos deu

Com a muito antecipada chegada do novo filme de Star Wars já esta semana, o Espalha-Factos compilou uma lista com o que de melhor se fez na ficção científica no pequeno ecrã.

Este conjunto de propriedades preencheram o imaginário de várias gerações de fãs de aventuras intergaláticas apresentando grupos de intrépidos exploradores que enfrentaram a imensidão do universo, descobrindo novos planetas, seres e perigos.

Porque o espaço não está apenas cheio de jedis, ewoks, sarlaccs ou andróides, aqui ficam as cinco melhores séries de ficção científica da televisão.

Star Trek

Star Trek
Star Trek

As clássicas aventuras da tripulação da nave estelar USS Entreprise são uma das pedras basilares da ficção científica na TV. Criada em 1966 por Gene Roddenberry, Star Trek era passada em 2260 e seguia a tripulação liderada pelo capitão James T. Kirk representado por William Shatner e o seu imediato, o icónico Spock, trazido à vida por Leonard Nimoy.

Ainda hoje talvez a única propriedade de ficção científica capaz de ombrear com a popularidade de Star Wars, Star Trek teve várias sequelas e spin-offs como The Next Generation em 1987, Voyager em 1995 ou Entreprise em 2001 e deu origem a uma panóplia de filmes que foram recentemente, em 2009 e 2013, reimaginados por J.J. Abrams. As duas películas contam a origem da primeira equipa de exploradores intergaláticos assim como a de alguns icónicos vilões do universo trekkie como Khan.

Com um novo filme a estrear em 2016 e uma nova série de televisão a ser preparada, parece que a franchise ainda terá pela frente uma vida longa e próspera.

Babylon 5

Babylon 5
Babylon 5

Criado em 1993 por J. Michael Straczynski, conhecido por ter escrito o filme A Troca com Angelina Jolie ou por ser um escritor e produtor da recente série Sense8, Babylon 5 conta os acontecimentos passados entre 2258 e 2262 na nave diplomática homónima.

Protagonizado originalmente por Michael O’Hare, o comandante Jeffrey Sinclair, Babylon 5 tem início pouco após uma guerra entre a Terra e a raça alienígena Minbari que, sem que nada se fizesse prever, se rendeu quando o planeta azul estava à beira do colapso.

Descrito como um dos programas televisivas mais complexos da altura, a série explora diferentes tensões sociais, raciais e religiosas entre as diferentes civilizações que habitam o seu universo à medida que vai desenvolvendo a narrativa.

Battlestar Galactica

Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

De Glen A. Larson, a mente que nos trouxe Magnum P.I. e O Justiceiro, Battlestar Galactica trouxe o seu universo à televisão em 1978 e desde então que teve várias novas séries e filmes relacionados.

A série original tem lugar após a derrota da raça humana numa guerra contra os Cylons, robôs de guerra criados por uma raça reptíliana aparentemente extinta. Forçados a abandonar o planeta Terra, tudo o que resta da humanidade é uma frota de 220 naves com os sobreviventes. Esta frota, encabeçada pela nave Galactica e liderada pelo comandante Adama (Lorne Greene), parte em busca de um novo planeta habitável enquanto tenta ultrapassar os perigos que vão encontrando.

Em 2004 a série original foi reimaginada com grande sucesso tanto ao nível da recepção por parte da crítica especializada como por parte do público, dando uma nova vida à franchise.

Firefly

Firefly
Firefly

Uma série de culto dos tempos modernos, Firefly é um estranho caso em que a qualidade do produto final não foi o suficiente para a manter no ar. Criada por Joss Wedon, o homem forte por detrás do famoso universo cinemático da Marvel, a série de 2002 teve apenas direito a uma temporada de 14 episódios mas tal foi suficiente para criar uma legião de fãs.

Protagonizada por Nathan Fillion, o conhecido ator que dá vida a Castle na série homónima e com outros nomes de peso como Adam Baldwin, Alan Tudyk ou Summer Glau, Firefly segue as peripécias da tripulação da nave Serenity pelo universo fora após uma guerra perdida pelos Browncoats por quem o capitão Malcom, a personagem interpretada por Fillion, combatera às mãos da Alliance. Agora a tripulação faz o que pode para ir sobrevivendo, procurando por trabalhos nos sítios mais insuspeitos, enquanto tenta não se cruzar com a Alliance que procura River Tam (Summer Glau).

Em 2005 seria ainda lançado um filme com o nome Serenity.

Farscape

Farscape
Farscape

Talvez a menos conhecida da lista apresentada mas nem por isso sem a sua base de fãs dedicados, Farscape foi criada em 1999 por Rockne S. O’Bannon e apesar de não ter tido direito à 5ª e última das 5 temporadas inicialmente idealizadas, acabou por resolver o cliffhanger em que terminou a 4ª incursão pelo seu universo com uma mini-série realizada por Brian Henson.

Farscape centra-se num grupo de tripulantes de uma nave biomecânica e com inteligência própria chamada Moya que tenta escapar aos Peacekeepers, uma instituição militar corrupta, acabando por se cruzar com um astronauta do final dos anos 90 que foi transportado para aquele universo através de um wormhole. Este astronauta acaba mesmo por se tornar o protagonista da história que se vai desenrolando com novos inimigos e aventuras pela galáxia.

Após o lançamento em 2008 de uma nova mini-série, desta feita de livros de banda-desenhada, que continuam a narrativa da série, foi anunciado em 2014 que um filme baseado em Farscape estará em desenvolvimento podendo dar novo alento a esta propriedade intelectual.