seuss-1

Natal pelos palcos de todo o país

O Natal está aí e os espetáculos natalícios também. De norte a sul, e também nas ilhas, existem eventos para todos os gostos, e o Espalha-Factos decidiu reunir algumas sugestões natalícias. A lista está em baixo, só precisas de escolher. Feliz Natal!

Norte

A iniciativa Sábados com Histórias é organizada pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e decorre todos os sábados, com sessões às 10h30 e 15h00. No próximo dia 12 de dezembro, o conto apresentado será Numa Noite de Natal, de Beth Harwood, no dia 19, a Biblioteca recebe Árvore de Natal, de Dugald Steer e por último, no dia 26, será apresentado o conto de António Torrado, O Veado Florido. Estes espetáculos contam com a dramatização e encenação de uma história destinada a crianças até aos 12 anos. Além das histórias, a Biblioteca irá ainda dinamizar atividades paralelas.

O Mar Shopping, em Leça da Palmeira, recebe a Cinderela no Gelo até dia 10 de janeiro. Os atores Liliana Santos, José Fidalgo e Helena Laureano formam o elenco principal que dá vida a um novo musical sobre o gelo. A Cinderela no Gelo, baseada no conto dos Irmãos Grimm, conta com a direção de João A. Guimarães, também responsável pela encenação, e Joana Quelhas, responsável pela coreografia. Mas agora a questão que se coloca é: Será que tudo aconteceu como os contos de fadas transmitem? Basta apenas um segundo diferente do que deveria ser para que o tempo ganhe outra forma, e basta um pequeno deslize para o espaço se desmoronar.

banner_cinderela

No Grande Auditório do Fórum da Maia, e com interpretação da Companhia Duplaface, podes ver o musical infantil Pai Natal, Onde Estás? no dia 29 de dezembro. Este é um espetáculo com texto de Albertina Fernandes e música de Miguel Fernandes.

Para os amantes de ballet, o Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão vai receber no próximo dia 12 de dezembro o bailado O Quebra-Nozes. Este clássico é composto em dois atos, e conta com música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e coreografia de Marius Petipa e V.Vainonen. Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffmann, esta história estimula o imaginário de cada um de nós, remetendo-nos para o reino da fantasia e do imaginário. Sem dúvida que este é um espetáculo para ser desfrutado em família e representa o momento natalício que atravessamos.

©RCB_El_Cascanueces_promo_photo_03

A Associação Ambsp, no Porto, leva a palco o espetáculo Não Acredito no Pai Natal! no dia 19 de dezembro, pelas 22h15. Este teatro conta-nos a história enternecedora sobre Bia, que tinha uma grande justificação para não acreditar no Pai Natal.

Centro

O centro do país também tem Natal nos seus palcos. Começando pela Covilhã, nos dias 11 e 12 de dezembro, podes ver Natal Encantado da jovem companhia Kayzer Ballet. O espetáculo vai acontecer no Teatro Municipal da Covilhã e está dividido em duas partes: O Lago dos Cisnes (Cisne Branco Pas de Deux) e Lines e Sillouettes.

A Taberna das Almas, em Lisboa, prepara-se para aquecer os corpos e embalar desejos e sonhos, no dia 23 de dezembro, com Ecstatic XMAS Dance. Os eventos da Ecstatic Dance são conhecidos por serem rituais reinventados, sem técnicas, metas ou estruturas. Apenas dançar descalço e sem comunicação verbal.

O Grande Auditório do CCB vai receber nos dias 11 e 12 de dezembro o bailado A Bela Adormecida. O Russian National Ballet irá apresentar uma das produções mais célebres da companhia, um bailado em quatro atos com um prólogo. Com música composta por Piotr Tchaikovsky, a versão do conto dos Irmãos Grimm tem libreto de Charles Perrault, coreografia de Marius Petipa e interpretação de excelência pelos bailarinos da companhia.

principal-2074_0

O Coliseu dos Recreios recebe até dia 27 de dezembro o Circo de Natal. A Companhia Internacional de Circo apresenta-se na Sala Principal do Coliseu anualmente por esta altura, para nos propor que façamos uma viagem pela aventura do mais antigo espetáculo do mundo, o circo. A companhia promete distribuir gargalhadas com som de cristais, cartolas coloridas e as mais diversas alegrias.

O Dia em que quase não houve Natal estará em palco na Sala Principal do Teatro Turim até dia 20 de dezembro. Este é um espetáculo infantil inspirado na história Um Conto de Natal, de Charles Dickens, e pretende levar as crianças, através da magia dos espíritos do natal, numa viagem muito divertida pelo passado, presente e futuro. O elenco é composto por Mara Guerreiro, Ricardo Barceló e Rogério Paulo, também responsável pela cenografia.

O UCI El Corte Inglês, em Lisboa, também tem espetáculos de Natal. Alice no País das Maravilhas é a aposta para o mês de dezembro. Até dia 27 de dezembro é possível encontrar Alice e o seu coelho branco falante no palco UCI El Corte Inglês. Atores como Sofia Arruda, Isabel Ribas, David Fernandes, Samuel Alves, Diogo Garcia e João Santos compõem o elenco desta encantadora história. O espetáculo conta com a encenação de João Didelet e Paulo Sousa Costa.

ng4192310

Até 27 de dezembro, também podes ver no Teatro da Trindade o musical A Bela e o Monstro. A adaptação do musical foi feita por Paulo Sousa Costa e conta com participações como Marta Andrino ou Ruben Madureira.

Também o Cineteatro D. João V, em Lisboa, reaberto a 5 de setembro deste ano, apresenta Em Cantos de Natal. Será no dia 20 de dezembro, pelas 15h30, que os grandes temas de Natal serão as principais atrações da tarde. Nesta tarde poderemos ouvir Nicolau Breyner, Diana Silveira, José Carlos Pereira, Luís Jardim e Toy.

Ainda na Amadora, a companhia Quorum Ballet apresenta Amor, um espetáculo sobre a “ciência do amor”. A coreografia é de Inês Godinho e Elson Ferreira. Amor vai estar de 9 a 13 de dezembro nos Recreios da Amadora.

12234980_1074039345973467_6068632199372942293_n
Fotografia retirada do Facebook da companhia

Sul

O Sul do país também celebra o Natal e, por isso mesmo, também reunimos alguns dos espetáculos próprios da época. A Biblioteca Municipal de Faro apresenta Rodolfo, a Verdadeira História, nos dias 10 e 11 às 10h30 e no dia 21 às 14h30. A rena mais famosa do trenó do Pai Natal promete fazer as delícias dos mais novos e contar a história da sua vida.

A Orquestra Clássica do Sul propõe-nos celebrar a magia do Natal na sua companhia num concerto para toda a família. O Teatro das Figuras recebe o maestro Rui Pinheiro, no dia 23 de dezembro. Rui Pinheiro dirige a orquestra numa seleção de obras que evocam o imaginário desta época festiva com obras de compositores como Leopold Mozart e Elgar, passando por melodias clássicas como White Christmas ou Noite Feliz. O maestro promete surpreender-nos com momentos especiais como uma viagem de trenó ou mesmo por… brinquedos.

rui_pinheiro

O Peter Pan também veio ao Sul do país para vir comemorar o Natal. A Companhia de Dança do Algarve leva o bailado inspirado na obra de J. M. Barrie ao Teatro das Figuras, em Faro, entre os dias 18 e 20 de dezembro. Um passeio pela Terra do Nunca, a ilha encantada, e onde vivem fadas, sereias, índios e piratas chefiados pelo maquiavélico Capitão Gancho, que perdeu a mão num duelo com Peter Pan. Este espetáculo conta com a coreografia de Carolina Cantinho, Evgeniy Belyaev, Natalia Abramova.

Ilhas

Em Ponta Delgada, o Natal também anda pelos palcos. No Teatro Micaelense podem assistir, no dia 19 de dezembro, ao bailado O Quebra-Nozes. Depois do sucesso de Cinderela, o Estúdio de Dança de Ana Cymbron apresenta uma nova adaptação, o bailado O Quebra Nozes. Este é baseado no conto de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, e conta a história de Clarinha, que sonha com o Príncipe Quebra Nozes e com a viagem que os dois fazem por um mundo mágico, na noite de Natal. O espetáculo conta com a coreografia de Ana Cymbron e Maria João Gouveia.

No Cineteatro de Santo António, no Funchal, O Gato das Botas está em cena até dia 30 de janeiro. A ilha da Madeira também comemora o Natal e, por isso, apresenta esta peça direcionada às crianças. A encenação está a cargo de Eduardo Luíz e promete divertir miúdos e graúdos.

Mais Artigos
Terra Brava
Sem ‘Nazaré’, SIC aposta em episódios duplos de ‘Terra Brava’