Daniel Martinho

‘Tempestades’: as pessoas para além de Shakespeare

Domingo foi dia de InShadow no Teatro do Bairro. Foi dia de pensar as pessoas, de ligar o cinema documental ao teatro, de ver o clássico como algo atual, de sair da sombra e pensar a luz.

Tempestades é um ensaio documental de Uli Decker que retrata uma das peças do Teatro GRIOT. Melhor, que retrata as pessoas e a sua vida.

Vamos por pontos, o Teatro GRIOT é uma companhia de teatro com atores maioritariamente afro-descendentes. As câmaras, as perches e mais uma série de aparelhos do cinema entraram pelo teatro dentro e decidiram gravar os ensaios da peça de ShakespeareA Tempestade. No entanto este documentário não é sobre a peça, não sobre as personagens mas sim sobre pessoas.

Entre a peça e a realidade, Tempestades fala-nos de pessoas, da vida, das voltas e reviravoltas. Depois da tempestade tudo muda, pode haver acalmia, pode haver destruição, mas nada é como antes. É isso que é retratado neste documentário, as experiências de vida e as reações dos sujeito que protagonizam nesta companhia. Partindo do texto de Shakespeare, os atores tentaram chegar a si mesmos, quiseram analisar-se na sua dialética com o outro, quiseram perceberam quem eram e como os outros os viam e ainda procuram saber qual o efeito que isso tem neles enquanto pessoas. O texto foi usado de forma a exigir uma auto-reflexão sobre o seu papel na sociedade, como se colocam, qual a sua presença.

Assim se foi desenrolando este trabalho de criação de vídeo que ocupa um trabalho de criação teatral. Partindo da parte sombria dos bastidores, descobre-se o mais fundo da vida das pessoas. Tempestades levam a uma viagem ao eu interior de cada um. Segundo o enquadramento da peça de Shakespeare, estes griots, contadores de histórias com grande capacidade de memória, narram-nos o seu percurso por este mar da criação onde o mais importante é aquilo que o espetador desconhece: a pessoa em si e não a personagem.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Ghostbusters: Afterlife’ adiado para junho de 2021