Em 2016, será alterada a corrente normal do famoso Calendário Pirelli, que normalmente retrata mulheres despidas em lugares paradisíacos, e a publicação terá um tom mais sóbrio.
Para o efeito foram escolhidas 12 mulheres influentes em várias áreas, como a literatura, o desporto, o cinema ou a música e fotografas vestidas.
De todas as escolhidas, apenas duas mulheres decidiram posar parcialmente nuas: Serena Williams e Amy Schumer. As fotografias, a preto e branco, são da autoria da fotógrafa Annie Leibovitz, que se inspirou nas mulheres que mais admira para esta sessão fotográfica.
Os seus feitos e a razão pelas quais foram escolhidas são explicados na legenda de cada foto. A idade das fotografadas varia dos 19 aos 82 anos.
“Comecei a pensar acerca dos papeis que as mulheres representam, mulheres que alcançaram algo. Eu queria fazer uma serie de retratos clássicos. Pensei que as mulheres deviam parecer fortes e naturais, e então decidi manter um exercício muito simples de fotografia de estúdio. Este calendário é tão diferente. É uma mudança.” explicou a fotógrafa ao Times.