#JC_e_impossivel_viver

‘É Impossível Viver’: A intemporalidade de Kafka em sketches filosóficos

É Impossível Viver, a peça encenada por Ana Luena, esteve em cena na Sala Estúdio do São Luiz Teatro Municipal, entre os passados dias 19 e 30 de novembro. João Lagarto e Sérgio Praia levaram Kafka ao palco.

Um conto nunca editado de Franz Kafka, Descrição de uma luta, foi o ponto de partida para uma peça que “não possui uma narrativa linear, mas acaba por tocar em diversos temas que têm a ver com o individuo e com questões de identidade”, tal como referiu a encenadora, Ana Luena. Esta questão é particularmente notória, dando ideia de que é composto por um conjunto de sketches filosóficos.

As duas personagens deparam-se, em diversas situações, com conflitos individuais e num cenário de ausência de moral. Neste ambiente surgem personagens ambíguas, que cambaleiam entre vários estados de espírito, viajando entre o ponto de vista de um narrador imaginário e a exposição das suas vulnerabilidades e dos seus impasses. A peça reflete igualmente sobre temas que têm a ver com a humanidade e a guerra.

é impossível viver

Este foi o primeiro projeto da encenadora depois da extinção da companhia Teatro Bruto. Ana Luena admitiu que este foi “um desafio diferente” que resultou de um “encontro entre três pessoas”. Trabalhar com texto deste autor era desejo dos três (João Lagarto, Sérgio Praia e Ana Luena) e “ o caráter fragmentado e de transformação de um material que não estava fechado também me suscitou algum interesse para fazer a adaptação”, referiu a encenadora.

Apesar de baseada num texto denso e complexo, a peça É Impossível Viver foi apresentada com algum ritmo e com uma fisicalidade própria por parte dos atores.

O espetáculo conta com música original de Peixe (ex-Ornatos Violeta), fotografia de Virgílio Ferreira e desenho de luz de Rui Monteiro. Depois de estar em cena no Rivoli, em setembro, a peça seguiu para o Centro de Arte de Ovar. Há ainda mais uma data confirmada. No dia 9 de janeiro de 2016, a peça estará no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
cobra kai
Cobra Kai. Nova temporada já está em produção