O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
8369462_orig

Once Upon a Time 5×10: vamos ao que interessa, derrotar mauzões!

Once Upon a Time está cada vez mais próximo do seu mid-season finale e esta semana trouxe-nos o seu décimo episódio da quinta temporada, intitulado Broken Heart, o qual estreou no canal ABC no dia 29 de Novembro. Relembrado que a série, em Portugal, passa pelo nome de Era Uma Vez no canal AXN White.

Em Camelot, Hook (Colin O’Donoghue) relembra todos os maus momentos da sua vida e aceita a escuridão que agora o consome, tornando-se no segundo Dark One, a par de Emma (Jennifer Morrison). Enquanto isso, os restantes heróis procuram pelo novo par de vilões, sem sucesso. Hook tenta voltar a Storybrooke mas apercebe-se que a única maneira de o conseguir é lançando a famosa maldição – vista ao longo de toda a primeira temporada. No entanto, a maldição apenas funciona se o mesmo despedaçar o coração daquela que mais ama… ou seja, Emma.9068924_orig

De volta a Storybrooke, no tempo presente, Hook aceita também a escuridão e começa a planear o seu projecto final. Apaga as memórias de Emma e esta é encontrada pelos restantes heróis: Regina (Lana Parilla), Mary Margaret (Ginnifer Goodwin), David (Josh Dallas) e Henry (Jared Gilmore). A conselho deste último, a equipa decide manter Emma algemada e arranjar maneira de travar o plano de Hook. Enquanto isso, Zelena (Rebecca Mader) visita pela primeira vez a sua filha recém-nascida e temos a sensação de ver um coração mole no lugar do seu habitual coração de pedra.

No universo de Camelot, Emma tenta salvar Hook vezes sem conta, mas este fica enfurecido ao se aperceber da falta de confiança por parte da amada. Esta, tentando obter perdão, decide ceder-lhe Excalibur. Hook, agora tendo total controlo sobre os seus poderes, arranca o coração de Merlin (Elliot Knight) e depara-se com a aparição de Nimue (Caroline Ford) – a Dark One original, que está presente em todos os outros.

Nimue explica que, estando presente em todos os Dark Ones, se Hook despedaçar o coração de Merlin, é como se ela própria assim o fizesse. E já que Merlin e Nimue se amam, como vimos em episódios passados, isto será o suficiente para activar a maldição. Hook assim o faz, matando o feiticeiro e transportando toda a gente de volta a Storybrooke. Ainda assim, Emma tem tempo de apagar as memórias de toda a gente, para que eles não se apercebam do que realmente se passou em Camelot.

706198_orig

Em Storybrooke, Hook desafia Gold (Robert Carlyle) para um duelo, ferindo-o no processo. Como se isto não bastasse, Belle (Emilie de Ravin) termina a sua relação com Gold, dizendo-o que a sua prioridade agora é proteger-se a si própria. Henry decide fazer as pazes com Emma e esta é capaz de restaurar as memórias de toda a gente, inclusive de se recordar dos verdadeiros motivos por detrás do plano de Hook, os quais são revelados nos últimos minutos do episódio.

Hook utiliza o sangue de Gold – obtido durante o duelo – para abrir um portal para o Submundo. Daí surgem todos os Dark Ones até então existentes, liderados por Nimue, vivos e de boa saúde. Esta temporada começou com uma vilã, passou então para dois e agora deparamo-nos com uma manada de antagonistas que se dispõem a destruir tudo o que de bom resta na série.

Este episódio teve definitivamente muita informação para assimilar. A transformação repentina de Hook meteu a um canto a prestação de Emma, a qual nunca nos convenceu enquanto Dark One, muito menos agora. Este episódio viveu sobretudo dos pequenos momentos, tais como a reviravolta de Belle, a reconciliação entre Emma e Henry, e o momento entre Zelena e a sua filha. Merlin parece ter tido uma morte demasiado fácil e ficamos sem perceber por que é que Hook se torna tão mau e Emma não, já que, no fundo, ambos são vilões. Com a chegada de todos os Dark Ones, o mid-season finale promete ser um confronto interessante, de modo a fechar de uma vez por todas as coisas boas e más que esta temporada tem tido até agora. O universo de Camelot foi finalmente fechado e acompanharemos agora a conclusão da linha temporal de Storybrooke. Resta esperar para ver!

NOTA: 7/10