O estudo Destinos Favoritos revela que a capital francesa é o destino turístico favorito a nível mundial, seguindo-se Itália, Nova Iorque, Londres e Bali, de entre uma lista de 60 destinos.

O nosso país aparece em 23º lugar. Segundo o coordenador do estudo, em declarações à SIC Notícias, tal deve-se ao facto de que “o turismo de massas, ligado sobretudo ao sol e mar e o turismo cultural, ainda têm muito peso”. Por outro lado, o ecoturismo e o turismo de golfe ainda não têm grande impacto na escolha dos inquiridos.

O estudo conclui ainda que, de entre os destinos favoritos, 17,4% dos inquiridos escolhe atrações naturais (praias, natureza, paisagens, mar) e de seguida optam pelos aspetos relativos à cultura, história e património (14,8%). 15% prefere destinos de sonho paradisíacos, românticos e calmos. Os portugueses continuam a preferir o Algarve para umas férias na praia e Londres para uma viagem cultural.

Quando questionados pelo seu destino do sonho,os participantes do estudo escolhem sobretudo os Estados Unidos da América, Austrália e Japão. Neste caso, Portugal aparece em 37ª posição, novamente num total de 60 destinos.

Os portugueses têm como destinos de sonho Austrália, Nova Iorque, Tailândia, Nova Zelândia e Índia e os favoritos são sobretudo no nosso país (Algarve, Alentejo e Gerês) e Brasil.

Esta investigação está a ser realizada desde abril e já conta com a participação de mais de 8 mil pessoas, dos mais variados pontos do mundo. Ainda assim, o coordenador da mesma, Francisco Dias, professor na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche, refere que, apesar das diversas nacionalidades dos inquiridos, há uma tendência comum para escolher os mesmos destinos de sonho.

O objetivo deste projeto é dar a voz aos turistas e, desta forma, avaliar a notoriedade e competitividade de todos os destinos do mundo, tanto a nível nacional como local.