É uma das profissões que mais crianças querem ser quando crescerem, mas o tempo acaba por mudar as prioridades para muitas delas. Se também tu querias conduzir comboios quando eras mais novo, esta ferramenta da Google vai deixar-te com um sorriso de orelha a orelha. 

Chama-se Google Train View e é uma extensão do famoso Street View para as linhas de comboio. Portugal é o segundo país da Europa, a seguir à Suiça, a fazer parte do projeto da empresa norte americana.

Graças a uma parceria entre a Google, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal, já é possível fazer viagens de comboio em cinco trajetos nacionais. A particularidade deste serviço são as imagens serem mostradas como se estivesses na cabine do maquinista e no topo da locomotiva: tal como no Street View, também aqui as imagens foram captadas a 360 graus.

As Linhas do Douro, Cascais, Oeste, Sintra e Norte já estão disponíveis para andares de comboio sem sair do computador. São cerca de 700 quilómetros de paisagens deslumbrantes, sejam elas urbanizadas (Sintra e Cascais) ou naturais (Douro). Para começares a viajar como um verdadeiro maquinista, basta clicares aqui. E, já agora, boas viagens.

Imagem: Pablo Nieto @ Flickr