Mais de três mil pessoas visitaram, nas suas primeiras 3 semanas, a exposição evocativa da Primeira Guerra Mundial, Portugal e a Grande Guerra, organizada e produzida pela Câmara Municipal da Amadora, na Academia Militar da Amadora.
Nos cerca de 1000 metros quadrados do circuito da visita podem ser vistas peças recolhidas dos Museus Militares de Lisboa, Elvas, Cruz Vermelha Portuguesa e GNR, que permitem aos visitantes ter um conhecimento mais profundo da época. Entre os objetos expostos estão exemplares de artilharia pesada e ligeira, fardas, granadas, capacetes ou máscara de antigás. É ainda possível a visualização de filmes da época, cedidos pela Cinemateca Portuguesa.
Os visitantes podem ainda entrar numa trincheira real e visitar, ainda que virtualmente, os espaços que a constituem, nomeadamente a enfermaria ou o posto de comando e transmissões.
Esta é uma das maiores exposições sobre o tema já realizadas no país, sendo uma extensão da já produzida em 2014 pela Assembleia da República, o Instituto de História Contemporânea (FCSH – Universidade Nova de Lisboa), a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da Primeira Guerra e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A entrada da exposição é livre e pode ser visitada até 11 de novembro, de segunda à sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h e aos fins de semana, das 14h às 19h. Este fim de semana realizam-se visitas guiadas das 15h às 19h.