hotel

‘The Literary Man’: o lugar perfeito para uma noite literária

Se és amante de escapadinhas literárias, acaba de nascer o teu novo lugar secreto: o The Literary Man. Este é o hotel literário de Óbidos com 30 quartos e 45 mil livros, onde os proprietários são narradores e os hóspedes leitores.

Situado na rua Dom João de Ornelas, em Óbidos, este edifício de 1830 começou por ser um convento, deu lugar a uma estalagem e agora renasce como hotel literário. Aliás, é já o maior hotel literário do mundo. “Para se perceber a escala e o impacto, outros projetos existentes em várias partes do mundo não vão além dos quatro mil exemplares“, explicou ao Expresso Telmo Faria, um dos proprietários, que fez nascer o espaço juntamente com Márcia Garcia.

Fotografia da revista Volta ao Mundo

O nome diz tudo! The Literary Man é hotel onde predominam livros, acessíveis a todos, para serem lidos. Para além de artefacto decorativo, a ideia é que os livros sejam utilizados como veículo de cultura.

Telmo Faria afirma que “o hotel é uma obra em aberto” até porque dos 30 quartos, pouco mais de 10 têm já uma nova imagem. Ideias não faltam, e vão, aos poucos, passar do papel para o hotel: “Vamos fazer suites dedicadas aos grandes nomes da literatura contemporânea portuguesa, como Saramago e Lobo Antunes. Mas vamos também ser criativos e ousados. Queremos criar uma escala de estrelas nos quartos, de uma a cinco, para distinguir o tamanho e o tipo de serviços associados a cada um dos alojamentos”, revelou Telmo Faria ao Expresso.

Fotografia de Nuno Botelho - Impresa
Fotografia de Nuno BotelhoImpresa

Uma noite neste hotel pode custar entre 80€ e 250€. Há livros para todos os gostos, desde os clássicos à literatura moderna, sendo que  a grande maioria está disponível em língua inglesa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Beatriz Gosta
Beatriz Gosta está grávida e vai “contar tudo sem filtros” no ‘5 Para a Meia-Noite’