‘A Quinta’ da TVI está na lama

Em notícia avançada pelo Correio da Manhã, A Quinta é o reality show menos visto de sempre na TVI. A mais recente aposta da estação de Queluz para as noites de domingo aparece em último numa lista de 19 programas do género.

Outrora apelidada de rainha dos domingos à noite graças aos bons resultados que conteúdos como Secret Story registavam, a TVI vê-se agora numa situação menos favorável. Isto porque, na sua quarta semana de confronto direto com o The Voice Portugal, da RTP1, o programa A Quinta voltou a perder na luta das audiências.

Informações divulgadas pelo Correio da Manhã mostram que, na lista total de audiências dos programas do estilo “reality show” transmitidos pela TVI, A Quinta aparece na 19.ª e última posição, com audiência mínima de 1 milhão e 164 espetadores. Ainda dos tempos de glória destes formatos na televisão nacional, vemos Big Brother 2 no topo do ranking, com registos de audiência superiores a dois milhões de espetadores.

Apresentado por Teresa Guilherme, o formato de reality atualmente em exibição consiste num grupo de famosos e anónims que fica fechado numa quinta e onde é gravado durante todos os momentos do dia. Em jogo está o prémio de 30 mil euros e, entre os candidatos, podemos encontrar nomes como Merche Romero, Kelly Medeiros ou Liliana Aguiar.

Sobre o desempenho pouco satisfatório do seu programa, Teresa Guilherme chegou a admitir ao Correio da Manhã no fim do passado mês de outubro que “se [o fracasso nas audiências] continuar assim, é o fim [dos reality shows em Portugal]“. Na opinião da apresentadora, o problema reside na estratégia de divulgação e promoção que a TVI aplicou ao programa, visto que “não são 25 minutos de imagens por dia que dão a conhecer um reality show“, sugerindo mesmo que bastava criar “um bloco de ‘A Quinta’ em horário nobre, dez minutos que fossem já ajudaria a ganhar mais visibilidade”.

Vê aqui a lista completa, compilada pelo Correio da Manhã, dos realities mais vistos na Quatro, de acordo com os dados da Marktest (1999-2012) e GfK (a partir de 2012):

realities

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
muito barulho por nada
Dia Mundial do Teatro: vai ao teatro sem sair de casa e sem pagar bilhete