O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Ingmar-Bergman

Bergman, Garbo e outros rostos da cultura nas novas notas suecas

O Sveriges Riksbank (Banco Nacional da Suécia) anunciou em 2011 que a coroa sueca, o krona, iria ser resedenhada. É este mês que a nova nota do país nórdico entra em circulação, com grandes figuras da cultura a figurarem nela, entre elas o realizador Ingmar Bergman e a atriz Greta Garbo.

O primeiro aparece na nova nota de 200 kr. Em tons esverdeados, a parte frontal revela Bergman sorridente e ainda uma foto dos bastidores de O Sétimo Selo, onde vemos o realizador a conversar com o ator Bengt Ekerot, que interpretava no filme a Morte. A parte de trás, por sua vez, apresenta Fårö, a ilha onde o cineasta filmou muitas das suas obras, incluindo Persona.

Greta Garbo é o novo rosto dos 100 kr. A musa de Hollywood, que conseguiu alcançar o sucesso quer no cinema mudo (TorrentO Demónio e a Carne) quer na era dos filmes sonoros (Anna Christie, Ninotchka), tem o seu mítico semblante representado na frente da nova nota e a sua cidade de Estocolmo, onde nasceu e cresceu, embelezando a parte de trás.

Bergman, Garbo e outros rostos da cultura nas novas notas suecas
Ingmar Bergman nas novas notas suecas
Parte frontal da nota de 100kr
Parte frontal da nota de 100kr

Não são só grandes nomes do cinema que se fazem agora representar na coroa sueca. Astrid Lindgren, autora de livros infantis e criadora da Pipi das Meias Altas, dá a cara à nota de 20 kronas; o músico Evert Taube figura na de 50 kr; Birgit Nilsson, a famosa cantora de ópera, é quem se pode ver na de 500 kr; e, por fim, a nota de 1000 kr destaca Dag Hammarskjöld, importante diplomata e economista e antigo Secretário-Geral da ONU.

Para veres ao pormenor cada uma das novas notas podes ir ao site do Banco Nacional da Suécia aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.