Na semana passada, foi publicado The Art of the Lord of the Ringsum livro em capa dura que reúne vários desenhos inéditos que o escritor, professor universitário e linguista britânico J.R.R. Tolkien fez à mão e que contribuíram para o processo de criação da saga O Senhor dos Anéis.

Quando decidiu inventar histórias com os hobbits já conhecidos de todos, Tolkien também criou novos mundos, novas línguas, novos mapas e novas mitologias e lendas que, com ajuda dos seus desenhos, se tornaram um êxito literário um pouco por todo o mundo e, mais recentemente, um sucesso cinematográfico que já originou duas trilogias.

Nos seus desenhos, registou os alfabetos dos Elfos e as ruínas dos Anões, os mapas detalhados de regiões específicas da Terra Média, e localizações importantes reveladas nos seus livros. Grande parte desses nunca foram feitos com o objetivo de serem publicados, apenas serviam como uma espécie de muleta visual para o autor não se perder nos mundos que estava a criar.

Agora, mais de meio século depois da publicação dos seus livros, Wayne HammondChristina Scull –  estudiosos especialistas em Tolkien – compilaram em livro mais de 180 desenhos, grande parte deles inéditos. Estes mapas e inscrições são acompanhados de comentários dos autores do livro.

Vê agora algum desse conteúdo: