Frederico Loureiro, Inês Sousa e Rita Santos Carvalho, alunos da Escola Domus Dança (Porto), conquistaram 6 bolsas de estudo e 2 medalhas de ouro na semifinal europeia do Valentina Kozlova International Ballet Competition (VKIBC). A participação resultou no apuramento da EDD para a final do concurso em 2016.
A semifinal do VKIBC decorreu entre 16 e 18 de outubro, em Bruxelas, tendo participações de cerca de 20 países e serviu para apurar concorrentes para a final em Nova Iorque, em 2016. Portugal destacou-se com a participação de três jovens portugueses.

Frederico Loureiro (15 anos) foi dos concorrentes mais premiados da concurso, com uma medalha de ouro de solista clássico, uma medalha de ouro de solista contemporâneo e bolsas de estudo para a Berlin Statslisch Ballet Schülle, a Basel Ballettschülle e a Brussels Internacional Ballet School (curso de verão e ano letivo). Inês Sousa (15 anos) conquistou uma bolsa para o Dance Conservatory New York VK. Estes dois concorrentes foram apurados para a final do concurso em Nova Iorque. Rita Santos Carvalho (14 anos) foi premiada com uma bolsa para a Basel Ballettschülle.

O júri da competição era formado pelo diretor da Academia Vaganova (Rússia), do Conservatório Superior de Paris (França), do Prix de Lausanne (Suíça), entre outras personalidades das mais prestigiadas instituições, como da Opera de Paris ou do Ballet Bolshoi.