nm1121_coisa011

Bruno Vieira Amaral vence Prémio Saramago 2015

Bruno Vieira Amaral conquistou o Prémio Saramago 2015 com o livro As Primeiras Coisas.

O júri desta nona edição do prémio foi presidido por Guilhermina Gomes, contado também com a presença de Ana Paula Tavares, Nelida Piñon, António Mega Ferreira e Pilar del Río. Também fizeram parte do júri Manuel Frias Martins, Nazaré Gomes dos Santos e Paula Cristina Costa, a quem coube verificar a regularidade da candidatura. António Mega Ferreira destacou “O equilíbrio global deste notável romance, o primeiro de Bruno Vieira Amaral, resulta de uma maturidade de escrita que não se consente nenhuma facilidade, mas não foge do prosaísmo de vidas mais ou menos marginalizadas”.

O prémio é dedicado a autores com menos de 35 anos, com obra editada em Língua Portuguesa, no último biénio, tendo o valor de 25.000 euros.

A obra é a estreia literária de Bruno Vieira Amaral, em 2013, e já tinha sido distinguida com o os prémios Fernando Namora/Estoril Sol e P.E.N./Narrativa. 

Bruno Vieira Amaral é crítico literário, tradutor e autor de Guia para 50 personagens da ficção portuguesa e do blogue Circo da Lama. Também colaborou com o DN Jovem, a revista Atlântico e o jornal i. Atualmente faz parte da revista Ler e do grupo editorial Bertrand Círculo.

aqui a entrevista feita ao escritor pelo Espalha-Factos. Também podes ver a cerimónia onde o autor foi galardoado aqui.

Mais Artigos
Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota
DGS e Ministério da Cultura desmentem aprovação de eventos-piloto em Lisboa e no Porto