1_falha_helena nogueira-silva29

‘Temps d’Images’: O festival que estimula a criatividade

Começa hoje a 13.ª edição do Temps d´Images, um festival transdisciplinar, composto por 23 espetáculos com um princípio em comum: a interação entre artes de palco e a imagem. Tudo acontece em Lisboa, entre 14 de outubro de 2015 e 24 de janeiro de 2016.

Amor e Política, uma palestra/performance de Maria Gil e Miguel Bonneville, inspirada no feminismo radical do anos 70, marca o arranca deste certame, que conta, no total, com a participação de 13 programadores e 26 artistas.

A programação do festival inclui conferências, competições de cinema e artes performativas, projetos de dança, teatro e instalações. De acordo com a organização, este ano, o Temps d’Images vai estrear 25 novas criações nacionais, e pretende atingir os objetivos que estão na origem do festival desde 2003: aproximar artistas através de encontros e discussões criativas, bem como possibilitar a visibilidade e circulação dos trabalhos apresentados através de parcerias, nacionais e internacionais.

A 13.ª edição do festival conta com duas novidades. A primeira é a inauguração do Loops.Lisboa – Artes Visuais – Cinema e Vídeo, onde serão apresentadas três obras: O Retrato de Ulisses, de João Cristóvão Leitão, Travel Shot, de Francisca Manuel e Elizabete Francisca, e Cascade, de João Pedro Fonseca. A iniciativa tem lugar no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. A outra novidade destina-se a jovens artistas das artes performativas e decorre no Teatro Nacional D. Maria II. Lugar do Olhar, será palco de três criações, Erasure, de Pedro Manuel, Stop motion para Eadweard, de Ricardo Cabaça, e O Fosso dos Heróis, de Ágata Pinho escolhidas por um júri constituído por Jorge Salavisa, Tiago Rodrigues e António Câmara.

Até 24 de janeiro, o festival percorre 16 espaços da cidade, entre eles o São Luiz Teatro Municipal, o Maria Matos Teatro Municipal, o Teatro da Politécnica, o Espaço Alkantara, o Cão Solteiro, o Centro Cultural de Belém e o LX Factory.

Carrega na imagem e conhece toda a programação ao pormenor:

Sem Título

Fotografia de destaque: A falha de onde a luzSónia Baptista © Helena Nogueira Silva

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
salas de cinema
Salas de cinema vão estar abertas nas manhãs de fim-de-semana