Ready-Player-One-Movie

“Ready Player One” de Spielberg vai analisar o presente

Ready Player One é um livro de ficção científica que incorpora elementos da cultura popular dos anos 80, sendo que Steven Spielberg planeia realizar a sua adaptação cinematográfica. Apesar do livro servir de tributo ao passado, o realizador mostra maior interesse em analisar o presente.

Numa entrevista à USA Today, o realizador deu algumas luzes sobre a sua ideia em relação a esta adaptação. Propondo-se a analisá-la,  Spielberg teve a dizer o seguinte sobre a atual geração de jovens:

Eles socializam durante cerca de meia hora, e depois ficam todos silenciosos. Eu entro na cozinha e oito ou nove raparigas estão sentadas a olhar para os seus telemóveis, a falar por Snapchat, a escreverem por sms, a enviarem tweets e a ler. Tornou-se tudo tão introvertido.

O realizador falou então da relação entre o tema e a própria história do filme:

É uma bola de cristal acerca do que vai acontecer dentro de 5 a 10 anos, onde um mundo virtual se torna quase como uma droga e no qual gastamos mais tempo no espaço virtual do que a respirar , comer e interagir na vida real.

O livro em que o filme se vai basear passa-se em 2044 e centra-se num mundo em que os cidadãos tentam escapar das suas vidas diárias ao ligarem-se a uma realidade virtual chamada OASIS. O criador desta deixou um segredo que só pode ser decifrado com o conhecimento de referências da cultura popular dos anos 80, sendo que quem o conseguir fazer tornar-se-á no dono da OASIS.

O livro ganhou bastante atenção devido aos seus elementos retro, mas o realizador parece estar mais interessado no poder de influência social que a realidade virtual tem nas pessoas. Apesar disso, Spielberg também assegura que o filme será principalmente uma aventura:

Este filme vai demonstrar a razão de ser interessante viver fora do mundo real, mas também o que estamos a perder por fazermos isso. É uma história moral, mas ao mesmo tempo também é um filmes espetacular de aventura.

Se tudo correr como previsto, Ready Player One será lançado nos Estados Unidos da América no dia 15 de dezembro de 2017.

Mais Artigos
The Black Mamba Festival da Canção 2021
The Black Mamba são os grandes vencedores do Festival da Canção 2021