krupp-eine-deutsche-familie-2009-film-rcm0x1920u

RTP2 “desgovernada” no horário nobre gera críticas dos espetadores

Foi um horário pouco nobre para o segundo canal da RTP – falhas nos grafismos e na grelha de programação da RTP2 não passaram despercebidos pelos espetadores do canal e levantaram dúvidas sobre a monitorização da emissão da estação pública.

rtp2

Os primeiros sinais de que algo não estaria bem surgiram durante a estreia de A Família Krupp, em que vários grafismos de promoção a outros programas invadiram o ecrã e lá permaneceram longos minutos, muitas vezes sobrepondo-se à legendagem da série alemã. O primeiro episódio foi interrompido a meio, com um separador da RTP, não tendo sido depois retomado.

A emissão passou depois por várias promoções e publicidade, mas em vez do programa previsto para a noite de segunda-feira – Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro -, foi transmitido um episódio de Literatura Agora, agendado para o dia seguinte. Todo o material promocional transmitido durante o intervalo entre os dois programas referia-se a quarta-feira como o dia seguinte. Mais tarde, um episódio do programa Portugal 3.0 foi transmitido, com atraso, após vários minutos de um inexplicável – e não anunciado – simultâneo com a Euronews.

A RTP2 não apresentou ainda qualquer explicação para as trocas, mas os erros de programação não são novidade na estação pública. O ano passado, quando estava tudo programado para um bloco noticioso da Euronews, iniciou-se um simultâneo com… a Benfica TV.