O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
maxresdefault

Once Upon a Time 5×03: mais um vilão?

O terceiro episódio da quinta temporada de Once Upon a Time – em português Era Uma Vez, no AXN White -, intitulado Siege Perilous, foi exibido no canal ABC no dia 11 de Outubro e veio desmascarar um dos protagonistas como sendo o novo vilão da temporada.

Em Camelot, os heróis descobrem que precisam de um objecto chamado Crimson Crown (Coroa Carmesim), localizado em Brocéliande – uma floresta em França que ficou conhecida graças à lenda de Merlin -, de modo a comunicarem com o feiticeiro. O Rei Artur (Liam Garrigan) explica a David/Príncipe Encantado (Josh Dallas) que a Mesa Redonda tem um lugar vago, que fora preenchido por um cavaleiro com o mais puro dos corações e que embarcara nas missões mais perigosas, mas que acabara por trair o Rei – esse cavaleiro fora Lancelot (Sinqua Walls). David revela a Artur que Lancelot está morto.

O2

David e Artur partem em busca da Coroa Carmesim. David arrisca a sua vida para a conseguir mas acaba por perdê-la. De volta a Camelot, Artur elogia a coragem de David e atribui-lhe o lugar vago na Mesa Redonda. Contudo, Mary Margaret/Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) encontra Lancelot vivo e de boa saúde, o qual avisa-a de que Artur é o verdadeiro vilão de Camelot. As palavras do cavaleiro parecem ser verdadeiro quando vemos que Artur roubara a Coroa Carmesim de David, com o pretexto de proteger o seu reino.

De volta a Storybrooke, sucede-se um roubo na comunidade de Camelot, em que um dos objectos roubados é um feijão mágico que transportaria as pessoas de volta à sua terra. David e Artur partem em busca do ladrão e acabam por apanhar um jovem chamado Grif. No entanto, a reviravolta dá-se quando vemos que Grif foi um peão no plano de Artur, que aparentemente pretende tornar Storybrooke na “Nova Camelot”. Detalhes acerca do plano ficam por desvendar no momento em que Artur ordena a Grif que se suicide em nome da pátria.

O1

De modo a remover Excalibur da pedra e uni-la com a adaga de Dark One, Emma (Jennifer Morrison) precisa de um novo herói. Para tal, tenta manipular Hook (Colin O’Donoghue), brincando com os seus sentimentos. Ainda assim, o capitão resiste e o plano de Emma falha. A protagonista decide acordar Mr. Gold/Rumplestiltskin (Robert Carlyle) do seu coma e, como o coração deste é agora uma folha em branco, Emma anuncia que o irá tornar no mais puro herói de todos, de modo a que este se torne um peão no seu plano.

O novo episódio de Once Upon a Time surpreendeu em vários aspectos. É interessante ver a ascensão de um novo vilão que não Emma, o qual provavelmente irá pôr em causa o destino dos dois mundos. Da mesma forma, a série tem explorado decentemente até que ponto Emma está disposta a ir para mergulhar completamente na escuridão que a consome. Uma prestação magnífica por parte da actriz, que fez uma transição espectacular de heroína para vilã.

NOTA: 8.5/10