Deco

Gravações vão contar para as audiências televisivas

Os programas que vimos posteriormente à sua transmissão, ou que colocamos em pausa e vimos com alguns minutos de delay vão ser considerados na medição de audiências, avança a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

Até agora só tem sido medida a audiência do que vimos ‘em direto’. Tudo o resto é acumulado nos ‘Outros’, que medem canais não registados ou outros usos da televisão, como os videojogos e a utilização de DVD e Blu-Ray.

A inclusão do visionamento em diferido no segmento Outros, que junta mais de 10% de share todos os dias, tem proporcionado uma visão distorcida da medição das audiências, o que motivou reclamações por parte dos responsáveis pelos canais temáticos.

Nova metodologia até ao fim do ano

Fernando Cruz, diretor-executivo da CAEM, avançou ao jornal SOL que está em fase final de testes uma nova metodologia “que mede o consumo diferido até sete dias“, estando dependente da vontade dos associado da CAEM a aprovação do estudo e a entrada em funcionamento destas alterações.

O mais tardar” até ao fim do ano deverá estar operacional esta nova ferramenta para contabilização do consumo televisivo, que incluirá três novos tipos de medição: uma dirigida aos clássicos gravadores de VHS, outra às gravações feitas nas boxes com disco rígido incorporado e vistas no próprio dia e, por último, a programas gravado e até sete dias depois da sua emissão original.

As séries, os filmes ou os documentários têm sido aqueles que mais têm ficado prejudicados pela não contabilização daquilo a que, nos Estados Unidos, se chama o live+7. Mas telenovelas, noticiários ou talk-shows diários também sofrem perdas, devido às funções de pausa e posterior visionamento no mesmo dia.

A nova medição, que assim se aproximará do que já é feito em vários países do mundo, vai ser feita através dos 1.100 lares que já se encontram no painel da GfK, e surge numa altura em que tem aumentado a visualização de programas em streaming online e está anunciada a chegada do Netflix a Portugal.

Mais Artigos
Jerry Lewis é recordado pelos canais TVCine em janeiro