O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
tv_bones09

Bones 11×02: muitas reviravoltas

O segundo episódio da décima primeira temporada de Bones – em português Ossos, exibida na FOX -, intitulado The Brother in the Basement, chegou no dia 8 de Outubro e veio finalmente fechar a investigação em torno do desaparecimento de Seeley Booth.

No episódio passado, a equipa descobriu o cadáver de Jared, irmão de Booth (David Boreanaz), acreditando que este estava envolvido num esquema criminoso. Após descobrirem que o parceiro da Agente Miller (Kim Raver) também desapareceu, a equipa questiona-a acerca dos segredos que esta tem escondido. Miller revela que o seu parceiro (Richard) estava noivo de uma jovem chamada Chloe e, no seu apartamento, a equipa encontra um dedo cortado.

B2

Após analisarem o dedo, Brennan (Emily Deschanel), Hodgins (T.J. Thyne), Angela (Michaela Conlin), Cam (Tamara Taylor), Arastoo (Pej Vahdat), Caroline (Patricia Belcher) e Aubrey (John Boyd) são conduzidos a uma fábrica abandonada, onde encontram os restos mortais de Richard e Chloe. De volta ao Instituto Jeffersonian, a equipa é surpreendida por um ajudante, Dr. Benjamim, que se dispõe a trabalhar com Angela.

A investigação desenrola-se a par de outros dramas. Booth continua preso na cave com o resto dos mafiosos, sangrando gravemente do tiro que levara no episódio passado. Um dos membros da equipa recebe uma mensagem denunciado Booth como agente do FBI, dizendo que este terá de ser morto para o plano ir avante. Arastoo, que substituira Brennan no Jeffersonian durante a sua ausência, decide desistir da sua candidatura e procurar emprego noutro lugar, situação que fragiliza a sua relação com Cam – tendo em conta que estavam a um passo de ficar noivos.

Agente Miller, após revelar que o seu parceiro estivera em posse de uma lista com nomes de agentes secretos e planeava vendê-la, confessa que mantivera um caso com Richard e fizera ameaças à sua actual noiva. O grupo que tem mantido Booth refém planeia comprar a referida lista. Após analisar o crânio de uma das vítimas, Brennan descobre que o assassino usara soqueiras e, portanto, ferira o seu próprio punho direito.

B1

O cérebro por detrás do plano é, nada mais nada menos, que Dr. Benjamim, que se infiltrara no Jeffersonian de modo a acompanhar o caso para proveito próprio. Chantageado por Brennan, este acabado por revelar a localização de Booth. O episódio termina com Arastoo despedindo-se de Cam e com Booth, após cirurgia, combinando com Brennan que ambos retomariam os seus postos no FBI e no Jeffersonian, respectivamente.

Este episódio foi uma boa conclusão para um caso que é sentido de forma familiar, por lidar fortemente com o destino dos protagonistas. Foi uma hora repleta de reviravoltas, pois a entidade do criminoso passou de Richard para Miller e finalmente para Benjamin. Para uma série com um número considerável de temporadas, os criadores tomaram uma boa decisão em criar um caso que os fãs pudessem desfrutar mais do que qualquer outro, ao finalmente sobrepor a vertente pessoal de cada personagem acima da profissional.

NOTA: 8/10