O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Matt Bellamy, Muse
EMMA VIOLA LILJA

Os Muse deram início à nova tour mundial com um concerto surpresa

Que melhor forma para dar início a uma digressão mundial do que com a organização de um concerto surpresa? Nenhuma, terão pensado os britânicos Muse, que este verão passaram pelo NOS Alive e vão voltar a Lisboa já no próximo mês de maio para um concerto 360º no MEO Arena.

Na manhã desta sexta-feira, Matthew Bellamy, o vocalista e guitarrista da banda britânica, anunciou a The Drones World Tour na BBC Radio 2, mas nada fazia prever aquilo que viria a acontecer minutos depois: na sua conta oficial no Twitter, Matt, Chris Wolstenholme e Dominic Howard anunciaram que subiriam ao palco do Electric Ballroom, em Camden, Londres, para um concerto surpresa de uma hora e meia que teria início às 20h20.

Com os bilhetes a serem postos à venda às 15h, a imprensa britânica relata que rapidamente se formaram enormíssimas filas à volta do quarteirão; em ‘jogo’ estava a compra de um dos 1.100 bilhetes (o custo era único: 20 libras) para um raro concerto dos Muse num palco mais pequeno do que aquele a que os fãs estão hoje em dia habituados.

E assim, num concerto que contou inclusive com direito a encore e foi aberto com Plug In Baby num “regresso ao passado”, Matt e companhia relembraram os velhos tempos, com temas como Supermassive Black Hole e Time is Running Out (assim como Supremacy e Uprising, a fechar a noite), não esquecendo, claro, as faixas de Drones, o álbum lançado em junho.

Afinal, o propósito era mesmo esse: dar início à segunda parte da tour que já conta com mais de 20 concertos realizados. Se os primeiros foram inseridos maioritariamente em festivais, os Muse (que no dia 19 de setembro começam a tour asiática e viajam depois para o continente americano, onde encerram o ano a 21 de novembro) querem que os ‘novos’ concertos marcados para o ano de 2016 sejam ‘diferentes’. Por isso, serão realizados em nome próprio e no formato de 360º, com o público a ter possibilidade de assistir ao espetáculo de todos os ângulos.

O concerto de Lisboa está marcado para o dia 2 de maio, na MEO Arena [informação sobre os bilhetes aqui], mas a digressão pela Europa arranca, pelo menos para já, na 3Arena de Dublin, na Irlanda; ainda não são conhecidas muitas datas (apenas oito) para 2016, todas entre 5 de abril e 4 de junho, mas é expectável que brevemente sejam acrescentados novos dias à lista.