Regresso às aulas, estudo, faculdade, exames

2cool4school: uma playlist para o regresso às aulas

Como tudo na vida, há sempre quem suporta melhor o regresso às aulas… e também há quem prefira estender as férias ao máximo e vê o primeiro dia de aulas como fatídico. Para ajudar nos dois casos e com o início das aulas aí ao virar da esquina, o Espalha-Factos preparou uma playlist para este momento. Afinal, uma banda sonora  à altura nunca fez mal a ninguém.

Britney Spears – Baby One More Time

Simplesmente não há maneira de não incluir este clássico dos anos 2000 nesta lista. Seja porque o vídeo inclui cenários escolares e fardas colegiais ou porque a letra grita high school drama por tudo quanto é lado. O tema que lançou uma ainda jovem Britney Spears no mundo da música pop podia, perfeitamente, ser a banda sonora de uma entrada em grande estilo num regresso às aulas. Tenham ou não tranças loiras e camisas brancas, inspirem-se em Baby One More Time e tragam ao de cima o vosso lado mais fixe.

DeftonesBack to School

O título é autosugestivo. A banda liderada por Chino Moreno recorreu a Back to School, uma versão derivada do tema Pink Maggit (a última faixa do aclamado White Pony) para se diferenciar das inúmeras bandas responsáveis pelo boost do estilo nu-metal, referenciando vivências escolares de outrora.

The Mountain Goats – Old College Try

Comum termo frequentemente utilizado no basebol americano, a folk doce de John Darnielle presente em Old College Try conta-nos a história de um casal e de todas as gradações que os acompanharam durante a sua caminhada, fazendo menção ao seu caráter impetuoso e jovial.

JungleBusy Earnin’

Todos os anos existe uma malha que nos faz sentir poderosos enquanto fazemos a longa caminhada entre casa e escola (ou para os mais graúdos, faculdade). Se és daqueles que gostas de acordar às 8h da manhã e de estar pronto para arrasar com o melhor outfit retro, recomenda-se Busy Earnin‘. Se não és, recomenda-se também. Jungle é de todos e para todos os que regressam às aulas.

 

Vampire Weekend – Campus

São muitas as músicas e letras dos Vampire Weekend que remetem para o imaginário escolar e estudantil e esta Campus, do disco de estreia da banda, em 2008, é aquela música maravilhosa de ódio ao professor mais irritante mas também uma ode ao fim do dia, quando pensamos que há menos um dia de escola no calendário.

Belle & SebastianWe Rule the School

Por muito cool que sejam as músicas anti-escola (Pink Floyd, vocês ‘rulam’, mas sim, precisamos de educação!) a verdade é que os melhores tempos da juventude são passados nos corredores da nossa instituição de ensino. É nessa altura que tomamos conta de tudo, como cantavam os Belle & Sebastian nesta música de 1996.

Linda Martini – Juventude Sónica

A escola pode ser ainda o local onde fazes os teus melhores amigos. Ou uma banda que toca às sextas à noite ou nos feriados. Juventude Sónica, dos Linda Martini, remete um pouco para esse imaginário com o seu refrão poderoso “Parecemos putos, não temos aulas amanhã!”.

Max and the Moon – Harps

A melhor forma de recomeçar mais um ano letivo é através de músicas que inspirem esperança e confiança para os tempos que se seguem. Uma dessas músicas é esta Harps, dos californianos Max and the Moon. O tom alegre e o refrão forte são razões mais que suficientes para ouvir esta canção agora.

Flyte – Please Eloise

Esta é uma canção que ainda tem um cheirinho a verão, mas que mesmo assim é perfeita para ouvir neste regresso às aulas. É um boost de energia perfeito para aquelas manhãs em que a vontade de enfrentar o regresso à rotina é pouca ou nenhuma.

Kimbra – Goldmine (Slowolf Remix)

Se a tua onda é mais o trap, esta é uma música que deves ter em consideração. Goldmine é o título do mais recente single do álbum The Golden Echo de Kimbra. Após o lançamento do videoclip, este foi um dos vários remixes que foram surgindo nas últimas semanas. Se a sugestão anterior era um boost de energia, esta é uma recarga de confiança.

Mating Ritual – I Wear Glasses

Por fim, e como não poderia deixar de ser, uma música de uma banda do Casulo. A partir da próxima sexta-feira poderás ficar a saber mais sobre esta banda, numa edição especial a comemorar a 50ª edição. I Wear Glasses é uma música que se recomenda vivamente a ouvir nesta altura por também ser uma canção que transmite boa disposição.

Gorillaz Superfast Jellyfish

Se há algo que nos relembra imediatamente o regresso às aulas é ter de começar a acordar cedo novamente. Nada como o groove de Gorillaz a cantar sobre o pequeno-almoço para nos colocar bem dispostos contra todas as probabilidade. E, afinal de contas, os cereais, versáteis salvadores da nutrição do estudante, já mereciam com certeza uma música que os dignificasse.

Django DjangoSkies Over Cairo

Ok, sabemos que nem uns belos cereais te vão dar a vontade necessária para ires desperto para as aulas, portanto a solução passa por este instrumental dos Django Django. Como não tem letra, não precisas de dedicar esforço mental em perceber a sua mensagem – vais simplesmente chegar à sala a fazer rodas, pinos e mortais com este ritmo hipnótico na cabeça.

Se estas sugestões não te chegam, ainda há mais no Spotify… Qual é o mal de optar por ouvir estas músicas em vez de acompanhar o seguimento chato das apresentações?

Escolhas de Beatriz Rainha, Daniel Dantas, Luís Pereira, Alexandra Correia Silva, João Patrício e Telmo Romeu.  

Mais Artigos
A Serra é a nova novela da SIC
‘A Serra’ volta a ser o programa mais visto em dia dominado pela SIC