A RTP2 vai lançar uma nova programação esta segunda-feira, dia 14. A estação pública quer conquistar mais espaço entre o público e lança novidades em todos os principais horários.

Manhãs desalinhadas para os mais novos

De manhã o espaço continua a ser para a programação infanto-juvenil. A partir das 11, o megabloco informativo da Euronews vai sair de cena e, ao Zig Zag, junta-se Desalinhado, um novo espaço de programação destinado aos adolescentes com idade entre os 14 e os 18 anos. Na semana de estreia, este bloco incluirá a série australiana Academia de Dança, a série documental Estudar em Juilliard e ainda as reposições de BI, Quebra-Cabeças e República do Saber.

danceacademy

Às 13h00, o espaço será para documentários e às 14h00 estreia o novo Sociedade Civil, que regressa a Lisboa e tem como apresentador o jornalista Luís Castro. O decano A Fé dos Homens mantém-se em exibição às 15h00, sendo seguido por um curto bloco informativo da Euronews por volta das 15h30.

O Zig Zag reforça o espaço em grelha e o bloco vespertino alongar-se-à das 16h15 até às 20h30, altura em que entra em cena a 12.ª temporada de Dois Homens e Meio, mantendo a tradição das comédias neste horário.

Horário nobre em crescimento mantém estabilidade

No principal período televisivo, poucas novidades. As 21h00 continuam ocupadas pelo Jornal 2, que tem visto as suas audiências aumentar, e pela sucedânea Página 2.

Por volta das 22h00, a ficção europeia mantém lugar cativo. Hospital Real estará no ar até ao dia 21 e, depois, virá Fortitude. A superprodução britânica tem 11 episódios produzidos, a serem transmitidos de segunda a sexta-feira.

fortitude

É às 23h00 que a programação tem menos horizontalidade. Visita Guiada, Literatura Aqui, Contentor 13, Mundo dos Sentidos e City Folk – Gente da Cidade serão os escolhidos para fechar o prime-time.

Fim-de-semana muda, mas pouco

Ao fim-de-semana também haverá alterações, mas não são muitas.

A série cómica Pais Desesperados, uma espécie de Modern Family à francesa, que tem estado com resultados próximos dos zero telespectadores às 13h00, vai ser transferida para as 14h00 de sábado e domingo, numa troca com Qualificar Mais.

Os Simpsons, atualmente no horário nobre dos dias úteis, iniciará repetições da 24.ª temporada pelas 20h30 de sábado, antecedendo o Jornal 2.

simpsons

O cinema mantém-se, mas integrado no espaço Já Vi Este Filme, no qual dois convidados darão a sua perspetiva sobre as fitas a exibir. Paisá – Libertação, Stromboli e Viagem a Itália são os escolhidos para os primeiros sábados da nova grelha.

Ao domingo, o desporto mantém-se dono e senhor da programação do canal 2 e, depois do sucesso do Tour de France, a aquisição do Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada promete reforçar a grelha da estação de 20 a 27 de setembro.

No horário nobre de domingo estreará, pelas 22h00, a série documental lusochinesa Amazing Portugal, que assim atrasará Borgen para as 22h30. A série dinamarquesa continuará em repetição até à noite eleitoral de 4 de outubro.