Esta quinta feira, 10 de setembro, foram anunciados os 63 semifinalistas do concurso que premeia a literatura em língua portuguesa no Brasil. Nesta segunda etapa de seleção concorrem dois escritores portugueses, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, assim como o brasileiro Chico Buarque e os angolanos Pepetela e Ondjaki.

O Prémio Oceanos é o sucessor do Prémio Portugal Telecom, criado em 2003, com o intuito de promover o intercâmbio de literatura entre Portugal e o Brasil. A seleção dos candidatos é feita pela produtora cultural Selma Caetano em conjunto com outros conceituados profissionais do meio literário.

A edição deste ano contou com a participação de 592 obras, entre as quais Dentro do segredo: uma viagem pela Coreia do Norte, de José Luís Peixoto e A Desumanização, de Valter Hugo Mãe. Todas as obras em concurso foram inscritas no site do Itaú Cultural, instituto privado que se dedica às manifestações artístico-intelectuais.

No dia 8 de novembro serão revelados os 12 selecionados desta segunda fase, para posteriormente serem atribuídos quatro prémios, entre os 30 000 e os 100 000 reais. Pela primeira vez, os autores concorrem entre si, independentemente do género literário.

Os 12 livros finalistas serão conhecidos no mês de novembro e os quatro vencedores em dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Nos últimos 13 anos, este prémio consagrou 39 escritores lusófonos.

Conhece aqui todos os semifinalistas.